Qual é a diferença entre lembrar e relembrar?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Recordar-se de = uma memória (algum evento que já aconteceu, uma lembrança de algo do passado). Ex.: "eu me recordo de quando era criança", "ela se recorda de seu casamento", "você se recorda daquela vez que viajamos?", etc ... Lembrar-se de = qualquer coisa (uma memória, um compromisso, um número de telefone).

Voltar a lembrar: 1 rememorar, acordar, comemorar, evocar, lembrar, memorar, memorizar, reavivar, recapitular, recordar, remembrar, reviver.

Significado de Lembrar
verbo transitivo indireto Sugerir, advertir: lembrei-lhe os compromissos. verbo transitivo direto e pronominal Recordar-se, ter lembrança: lembrar um acontecimento passado; lembrei-me de ti. verbo bitransitivo Prevenir alguém de algo; avisar, informar: lembrar o pai do remédio. Mandar lembranças.

Relembrar bons momentos pode ajudar a passar por fases complicadas da vida pela simples conexão com os sentimentos daquele instante.

O significado de nostalgia, para o dicionário Cambridge, é “um sentimento prazeroso misturado com um pouco de tristeza que se dá quando pensamos sobre algo que aconteceu no passado”. Foi do médico suíço Johannes Hofer que nasceu o termo “nostalgia”, em 1688.

Recordar-se de = uma memória (algum evento que já aconteceu, uma lembrança de algo do passado). Ex.: "eu me recordo de quando era criança", "ela se recorda de seu casamento", "você se recorda daquela vez que viajamos?", etc ... Lembrar-se de = qualquer coisa (uma memória, um compromisso, um número de telefone).

Recordar é viver porque, como dito, as memórias afetivas podem ser recordadas ao longo da vida, pois formam-se, primeiramente, na infância. Logo, lembrar das coisas de maneira positiva pode ser uma estratégia eficaz de regulação emocional.

Significado de Relembre
O mesmo que: evoque, lembre, recorde, rememore.

1 olvidar-se, desacordar-se.

A ideia que se tem de memória é primariamente aquela propriedade particular de conservar informações, o que remete a um conjunto de funções psíquicas dos campos da psicologia, da psicofisiologia e da neurofisiologia.

Significado de Recordo
substantivo masculino Recordação; o que se guarda na memória de uma situação já vivida; aquilo que se lembra, se recorda: eu me recordo do nosso tempo de namoro; não me recordo de ter lhe chamado para a festa. Etimologia (origem da palavra recordo). Forma regressiva de recordar.

Lembrar como verbo transitivo direto e indireto
Com o sentido de prevenir, advertir ou sugerir, o verbo lembrar pode ser complementado por um objeto direto e por um objeto indireto, apresentando duas possíveis estruturas frásicas. Lembrar a alguém alguma coisa: A Helena lembrou ao filho o combinado.

Em primeiro lugar, vamos deixar bem claro que o verbo lembrar pode ser transitivo direto ou transitivo indireto. Observe os exemplos: O cérebro humano não consegue lembrar algo e fazer contas ao mesmo tempo. Nesse caso, o verbo lembrar é transitivo direto, ou seja, exige complemento sem preposição.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

Estas memórias surgem sempre quando nos deparamos com algo que faz este resgate. Os responsáveis por trazer essas lembranças à tona podem ser ambientes, cores, um cheiro, um acontecimento, uma brincadeira e até uma viagem. Isto é o que chamamos de memória afetiva.

“Recordar é viver” é título de uma velha canção e é também uma frase que costumamos dizer e algumas vezes, até soa meio 'clichê'. Sendo assim, a vida é composta por recordações que fazem de cada pessoa um ser único.

De acordo com a Ciência, existe um viés do nosso cérebro ao narrar algo que foi vivido no passado. A nossa memória é considerada um processo altamente reconstrutivo e, de acordo com os especialistas, o seu conteúdo pode mudar cada vez que revisitamos determinada experiência.

Fique tranquilo, esses flashbacks são extremamente normais e tem até nome: "memória involuntária". A psicóloga Jennifer Wild, do Centro de Oxford para Transtornos de Ansiedade e Trauma, disse ao BuzzFeed que esse tipo de comportamento é extremamente comum.

A amnésia é a falta de capacidade total ou parcial de lembrar-se de experiências recentes ou de um passado distante.

Recuerdo: É usado para falar sobre as memórias de um passado distante ou não muito recente. Me acuerdo: É usado para falar sobre um passado recente.

recordar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.