Qual é a diferença entre lux e lúmen?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 21 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

A diferença é que lúmens diz respeito a quantidade total de luz que sai de uma luminária ou de uma lâmpada, enquanto lux se refere à incidência de luz apenas sobre um determinado espaço.

Lúmens (Lm) é a unidade de medida para o fluxo luminoso que uma lâmpada emite. Isso define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá no ambiente.

É muito simples, a iluminância representa a luz que sai da luminária e é projetada sob uma superfície e a luminância é a luz refletida sob essa superfície que vem para os nossos olhos.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor.

Assim como Watt, lux e lúmen também se complementam. Isso porque, um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lux = lúmens/m2).

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida. Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar.

Um lux é igual a um lúmen (lm) por metro quadrado (m2): ou, quando expresso em candela (cd) por esterradiano (sr): Um fluxo de 1000 lúmens, distribuído uniformemente sobre uma área de 1 metro quadrado, ilumina esse metro quadrado com um iluminância de 1000 lux.

Lâmpadas que tenham a partir 700 lúmens são mais recomendadas e podem aumentar o número de lúmens conforme a área que receberá a iluminação. Saber a diferença entre a potência watt e lúmen poderá representar uma economia significativa.

A iluminância não pode ser vista, mas pode ser medida. Pois ao acendermos uma lâmpada o que vemos na verdade não é a iluminância e sim a diferença na reflexão da luz. Para calcular a iluminância é utilizado um aparelho chamado luxímetro.

Casa de Banho: Iluminação geral 200 lux, para maquilhar-se ou fazer a barba: 300-500. Quarto: Iluminação geral 100-200 lux e 500 se vai ler. Quarto das crianças: Iluminação geral 200-300 lux, 500-750 onde faça trabalhos manuais. Sala de estar: Iluminação geral 100 lux, para ver a televisão 50-70 e para ler 500.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

20.000 lumens de potência no modo alto, 14.000 no médio e 6.000 no baixo. 4h de autonomia no modo alto, 8h no médio e 32h no baixo. LEDs super brancos. Alcance: radio de 75 metro no modo 360º e 150 metros no modo 120º

Serão necessários 1500 lúmens para iluminar uma sala de estar de 10m² da melhor forma possível.

A Iluminação de Emergência LED Autônoma 3000 Lúmens 2 Faróis da Segurimax foi projetada para iluminar ambientes de até 600 m² durante um apagão. É uma fonte de luz que garante que as pessoas do local consigam se locomover e acessar a saída com segurança, uma vez que conseguem enxergar o caminho com facilidade.

Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia.

A intensidade máxima da luz solar, é de cerca de 100 000 lumens. Esse é o valor que encontramos, ao fazer uma pesquisa, com o Google, por exemplo.

Tonalidade 6000 K (SUPER BRANCA) LUMINOSIDADE 8000 Lúmens (cada lâmpada com 4000 Lúmens)

A cada estado e cor do material, Kelvin observava a temperatura e, com isso, montou a escala de temperatura de cor, relacionando as temperaturas iniciais: por volta de 3000K, a cor amarela, depois pelo tom esbranquiçado/neutro, em torno de 5000K; e, finalmente, a cor azul, por volta de 6500K.

É ela que indica qual é a tonalidade da cor da luz emitida de qualquer produto de iluminação. A temperatura da cor é indicada em Kelvin (K) e você encontra em todas as embalagens. Quanto mais alto o número, mais fria e azulada será a luz. Quanto mais baixo, a luz será mais quente e avermelhada.

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

Capacidade luminosa
As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação.

Continuar lendo Quanto vale 1 lúmen?