Qual é a diferença entre o fruto é a fruta?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas.

E não é só a maçã, a única 'falsária' no grupo das frutas. Estão na lista também a pera, o morango, o caju, o figo, a jaca e até o abacaxi.

O morango é fruta? Uma dúvida muito comum entre o público é se o morango pode ser considerado uma fruta. E a resposta é NÃO. Na verdade, as verdadeiras “frutas” podem ser consideradas as “sementinhas” do morango, enquanto na verdade, a parte vermelha, carnuda (e deliciosa) pode ser considerada uma infrutescência.

O pepino (Cucumis sativus), assim como o tomate, o chuchu e a abobrinha, é mais um daqueles frutos incompreendidos. Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto.

Existem diferentes tipos de frutos, os quais podem ser classificados, de uma maneira básica, em: simples, agregados e múltiplos.

Isso mesmo, ele não é um legume, mas uma fruta, assim como a laranja, o limão e o maracujá. Isso acontece porque o tomate possui sementes dentro de si. Quando você tiver dúvida se um alimento for um fruto ou um legume, basta pedir ajuda a um adulto para abri-lo. Se houver sementes ali dentro, ele é uma fruta!

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

É utilizado para fazer referência aos frutos doces comestíveis, esse não é o caso da berinjela e por isso não costumamos chamá-la de fruta. No entanto, a berinjela é sim um fruto – termo botânico que faz referência às estruturas que são desenvolvidas a partir do ovário das plantas.

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Nenhum dos dois. A Pimenta é uma especiaria, um condimento culinário de sabor picante. A pimenta faz muito bem à saúde e seu consumo é precípuo para quem tem enxaqueca.

O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha de caju. Isso ocorre porque cientificamente um fruto é uma estrutura criada a partir do ovário da flor, para proteger suas sementes.

Palavras relacionadas: abacate, ananás, abacaxi, amora, ameixa, acerola, açaí, anona, ata, araticum, arando, alfarroba, araçá, abrunho, amêndoa, avelã, abricó.

Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

A beringela ou berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão, que em Portugal é chamado de pimento, da batata e do tomate.

O ovário amadurecido da flor, geralmente após a fecundação, dá origem ao fruto. Nos casos em que não há fecundação, ele é chamado de fruto partenocárpico, como é o caso das bananas. A parede de um fruto é denominada pericarpo.

Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.

Frutos apresentam epicarpo, mesocarpo e endocarpo, formados a partir da epiderme externa, tecido médio e epiderme interna do ovário, respectivamente. Quando há partes comestíveis, as mesmas são constituídas por eles, cujo conjunto é denominado pericarpo.