Qual é a diferença entre sarcasmo e deboche?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

Sarcasmo e Ironia são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurativo. Essas palavras derivam do grego. Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”.

O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.

Existem basicamente três tipos de ironia: oral ou verbal; dramática, teatral ou satírica; de situação.

Os sarcásticos comandam o universo, demonstrando mais perspicácia e inteligência que os outros tipos de personalidade (isso é sarcasmo, obviamente). Mas, falando sério, comentários sagazes podem ser facilmente mal compreendidos. O sarcasmo não é necessariamente um traço negativo.

O deboche se desenvolve numa área cinzenta, que é a dúvida e a incerteza – “Ele está falando sério ou está brincando?”, podemos pensar sobre o autor do comentário. Essa falta de clareza é a grande arma do debochador para atacar de forma segura.

Geralmente, esse estilo de comunicação é empregado com as pessoas mais próximas, como amigos, familiares, namorados e colegas de trabalho. Entretanto, o sarcasmo promove uma comunicação que fere e magoa.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

Existe o riso sardônico, um riso que denota ironia, zombaria, desprezo.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia divulgou hoje que a incapacidade de detectar sarcasmo e mentiras pode ser um dos primeiros sinais da deterioração cerebral, provocada por algumas doenças, que leva à demência.

Use o sarcasmo quando estiver falando sobre ideias ou eventos. Por exemplo, depois de um filme muito chato, você poderia dizer algo como "Nossa, que filme legal, viu". Coloque bastante ênfase no “legal” para transmitir sarcasmo através do tom de voz.

De acordo com os pesquisadores franceses, o sarcasmo é um tipo de ironia que permite com que o cérebro se exercite, já que, para entender as declarações, é preciso compreender observações paradoxais, estimulando o pensamento abstrato e a capacidade criativa.

O sarcasmo nos permite agregar as sutilezas necessárias às nossas interações, suavizando nossos insultos ou acrescentando uma provocação divertida a um cumprimento. Existem até algumas evidências de que ele pode nos tornar mais criativos e ajudar a liberar emoções negativas quando não estamos nos sentindo bem.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra. Já no humor, se quer apenas fazer uma brincadeira para gerar entretenimento.