Qual é a diferença entre tribo e aldeia?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A terminologia tribo está associada a povos primitivos, que estão em atraso e não seguiram a linha da evolução. Para os povos indígenas o lugar que remete a unidade e constitui sua forma de organização social, é a aldeia.

Uma etnia ou um grupo étnico é grupo de pessoas que têm uma herança sociocultural comum, como uma língua e tradições comuns, segundo a sociologia africana. Tribo é um conjunto humano que reúne varias famílias sob a autoridade de um mesmo chefe e num espaço territorial dado.

É formada por um conjunto de 04 a 10 ocas, aonde residem várias famílias indígenas (ascendentes e descendentes), podendo chegar à 400 pessoas. A forma mais comum presente nas habitações indígenas são as aldeias, também conhecidas portabas.

Denomina-se de aldeia uma pequena localidade que contém poucos habitantes. Nesse local, na maioria dos casos, não existe autonomia administrativa, sendo uma povoação rural.

No geral, todas as aldeias são formadas por roças e pátios, que são os locais onde são construídas as casas. Uma aldeia tanto pode ter um único pátio com poucas casas ao redor, quanto vários pátios, isso depende das relações estabelecidas entre as famílias que costumam morar próximas umas das outras.

4 sinônimos de aldeia para 1 sentido da palavra aldeia: 1 localidade, lugarejo, povoação, povoado.

Significado de aldeãs: Que mora em aldeia.

O que é Cacique:
Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

As Doze Tribos de Israel (Ruben, Simeão, Judá, Zebulão, Isacar, Asher, Neftáli, Efraim, Manassé, Gad, Benjamim e Levi) ligam-se à Palestina, situada a sul da Síria.

Também são exemplos de tribos: góticos, hippies, patricinhas, playboys, skatistas, surfistas, metaleiros, drag queens, tribo do hip hop, clubbers, skinheads, punks, motoqueiros, roqueiros, grunges, rastafári, steampunk, emos, bikers, geeks, veganos, dorks, cosplayers, indies e muitos outros.

O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”. “A palavra tribo está inserida na compreensão de que somos pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar.

Tribo é uma forma de organização social de diversos povos indígenas. Tribo indígena é uma forma de organização social e cultural. Os índios brasileiros se organizam em tribos, sendo que cada índio possui uma função dentro desta organização.

Tanto a aldeia como a casa servem de parâmetro para a realização de atividades econômicas e cerimoniais. Assim, os habitantes de cada aldeia limpam a terra para as roças de mandioca, colhem a cana-de-açúcar, coletam frutas silvestres e outros vegetais, além de explorar recursos dos lagos e riachos da região.

Aldeia é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população ...

As tribos são compostas de unidades menores que recebem o nome de tabas ou aldeias, cada uma delas formada por um conjunto de ocas. As ocas localizam-se em torno de uma praça central, a ocara, onde são realizadas as festas, as danças e as cerimônias religiosas.

A aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, é a única localidade portuguesa distinguida este ano com o prémio de "Melhor Aldeia Turística 2022" da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

“É preciso uma aldeia para se educar uma criança”. Partindo deste provérbio africano, nenhuma pessoa aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família nuclear, mas também em acordo com toda a comunidade em que vive e se relaciona.