Qual é a diferença entre vício e virtude?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Vício e virtude são nada mais do que atitudes criadas pelo homem, e como tal podem ser modificadas por ele. A virtude provoca o prazer, e o vício, a dor; sendo assim, escolher um ou outro cabe a nós e a nossa inteligência.

No livro Ética a Nicômaco, Aristóteles mostra que a virtude está relacionada com o "justo meio", a mediana entre os vícios por falta e por excesso. Por exemplo, a virtude da coragem é a mediana entre a covardia, vício pela falta e a temeridade, vício por excesso.

Na verdade, é o vício (o hábito ou a disposição estável de praticar ações más) que se contrapõe à virtude; e é o acerto moral (uma ação boa isolada) que está nas antípodas do erro moral.

Os Vips foi uma dupla vocal brasileira, formada por Ronaldo Luís Antonucci e Márcio Augusto Antonucci. Ronaldo Luís Antonucci (São Paulo, 1944) e Márcio Augusto Antonucci (São Paulo, 1945 - Angra dos Reis, 2014).

As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Para ele, não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, e esses atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por falta, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos.

Imprudência é um vício da parte racional e causa de viver mal. Irascibilidade é um vício da parte animosa pelo qual as pessoas tornam-se facilmente inclinadas à ira. Covardia é um vício da parte animosa pela qual as pessoas são perturbadas por temores, sobretudo os que se referem à morte.

Michel Foucault pertenceu a uma geração de intelectuais que demonstrou outra receptividade para com as drogas e o vício em geral.

O excesso ou a falta de uma virtude é que a transforma em vicio. Por exemplo: A coragem é uma virtude, e seus vícios são: Temeridade ( excesso de coragem) e covardia ( falta de coragem).

O conceito de vício pode ser caracterizado como hábito ou costume persistente de fazer ou consumir algo, levando à dependência e fazendo com que seu consumo seja irresistível. O que diferencia o hábito do vício é que esse sempre oferece efeitos de risco, além de tornar-se recorrente e excessivo.

Então, o vício está sempre relacionada ao trauma e às adversidades na infância — o que não significa que todas as pessoas traumatizadas se tornarão dependentes, mas que todos os dependentes passaram por traumas.

Virtudes humanas são qualidades morais padrão dos seres humanos, relacionadas com a construção da personalidade de cada indivíduo. A virtude é o princípio das boas ações e do bem-viver. A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações.

Internet: a dependência a internet chega a ser comparável ao álcool e drogas, já que tem efeitos tão graves quanto. Chamado de Transtorno do Vício em Internet, já afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo e seu efeito maior é afastar as pessoas da realidade, fazendo-as perderem o interesse na vida.

honestidade

“As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade”.