Qual é a doença mais grave da coluna lombar?

Perguntado por: snascimento . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Principais Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral

  • Hérnia de Disco. Uma hérnia de disco é uma protrusão de um disco, que ocorre entre cada osso da coluna vertebral. ...
  • Estenose Espinhal. ...
  • Doença Degenerativa do Disco. ...
  • Espondilolistese. ...
  • Osteofitose (Bico de Papagaio)

O que é a discopatia degenerativa da coluna lombar? Também chamada de doença degenerativa do disco lombar (DDD), é uma circunstância que atinge os discos da coluna lombar. Ela é caracterizada pelo desgaste ou pela ruptura dos discos intervertebrais, responsáveis pelo “amortecimento” entre as vértebras.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

A hérnia de disco, se não tratada corretamente, também pode causar a síndrome da cauda equina, que ocorre quando as vértebras da coluna lombar comprimem os nervos lombares, provocam a perda de controle intestinal e da bexiga, podendo até mesmo causar danos neurológicos, além de muita dor.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

Os únicos que podem afirmar, com certeza, se há algum tumor na coluna são os exames de imagem, como a ressonância magnética, os raios-X ou tomografias, mas um exame de sangue também pode ser pedido, para avaliar alguns tumores.

Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamento, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa.

Um trauma ou sobrecarga muito grande sobre a musculatura e/ou as vértebras da coluna podem gerar uma lesão inflamatória. Sendo assim, a dor na lombar se manifestará em decorrência dessa inflamação dos tecidos.

Os principais problemas de coluna são:

  1. Hérnia de disco. ...
  2. Bico de papagaio. ...
  3. Artrose na coluna. ...
  4. Hiperlordose. ...
  5. Hipercifose. ...
  6. Osteoporose. ...
  7. Escoliose.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

O portador da CID 10 M51. 1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.

CID M19: o que significa? O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Cura da doença oncológica em casos muito específicos e selecionados de tumor. Nesse caso, usa-se a ressecção cirúrgica completa e total da lesão com margem óssea; Melhorar a qualidade de vida em todos os casos em que isso for possível.

Alguns fatores de risco comuns em casos de tumores na coluna vertebral são: tabagismo; dieta inadequada e pouco saudável; histórico familiar com casos de câncer, como mama, pulmão, próstata e ovário.

Os tumores benignos da coluna vertebral incluem meningiomas, schwannomas, osteomas osteoides e osteoblastomas; Um tumor maligno é um crescimento canceroso que se espalha e se infiltra em outros tecidos. Os tumores malignos da coluna vertebral incluem condrossarcomas, sarcomas de Ewing e osteossarcomas.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.