Qual é a estratégia de inferência?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

As estratégias de inferência permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência á aquilo que lemos, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui.

Inferir é uma atividade associativa que pressupõe uma ordem, uma sequência entre as proposições. Na leitura de um texto, o resultado da compreensão depende da qualidade das inferências geradas. Os textos possuem informações explícitas e implícitas; existem sempre lacunas a serem preenchidas.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  1. Saiba o que vai ler. Pode parecer meio estranho ter que saber sobre o que vai ler, antes de iniciar. ...
  2. Mantenha o foco no processo. A leitura envolve várias ações do nosso corpo. ...
  3. Faça anotações durante a leitura. ...
  4. Complete a leitura por conta própria.

As inferências podem ser divididas em dois tipos: imediatas e mediatas.

Inferência é um processo pelo qual, através de determinados dados, chega-se a alguma conclusão. Outros sinônimos de inferência são conclusão, implicação, ilação e consequência.

O que significa inferência:
Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos. Exemplo: Se eu tiver dinheiro, irei viajar. Se eu for viajar, ficarei feliz. Portanto, se eu tiver dinheiro, ficarei feliz.

Tipos de inferências: dedução, indução e analogia.

Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Inferir significa realizar um raciocínio com base em informações já conhecidas, a fim de se chegar a informações novas, que não estejam explicitamente marcadas no texto.

Resposta. Resposta: A inferência é o método que os seres humanos possuem para se chegar a uma conclusão ou inferir algo a partir de informações. A inferência dedutiva é aquela em que partimos de informações gerais para as mais detalhadas.

Afinal, quais são os principais tipos de leitura que existem?

  1. 1 – Leitura Literal. A leitura literal é muito comum e a maioria das pessoas faz em seu dia a dia sem perceber. ...
  2. 2 – Leitura Mecânica. ...
  3. 3Leitura Rápida. ...
  4. 4 – Leitura Reflexiva.

As estratégias textuais consistem na seleção de diferentes formas de organização dos elementos lingüísticos no texto, tendo em vista a produção de sentidos. Isto é, a construção dos sentidos no texto depende, em grande parte, da forma como o usuário o organiza lingüisticamente.

Trata-se de apresentar aos indivíduos a oportunidade de desenvolver uma capacidade discursiva diante dos significados atribuídos ao texto e despertar uma leitura crítica- reflexiva, com vista à construção e reconstrução do significado para produzir conhecimento e cidadania (EDMUNDO, 2010).

A inferência de tipos é uma técnica usada por linguagens tipadas estaticamente, em que os tipos de variáveis podem ser inferidos do contexto pelo compilador. As linguagens variam no uso e interpretação da inferência de tipos, que geralmente fornece ao programador uma opção, não uma obrigação.

A Inferência Estatística consiste de procedimentos para fazer generalizações sobre as características de uma população a partir da informação contida na amostra.

Na inferência dedutiva, nós possuímos uma teoria e, com base nela, fazemos uma previsão de suas conseqüências, ou seja, prevemos o que as observações deveriam ser se a teoria estivesse correta. O raciocínio indutivo é o oposto do raciocínio dedutivo.

Inferência: é o processo a partir de uma ou mais premissas se chegar a novas proposições. Quando a inferência é dada como válida, significa que a nova proposição pode ser utilizada em outras inferências. Partindo de algumas hipóteses podemos inferir uma conclusão.