Qual é a fisiologia do tato?

Perguntado por: zflores . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O tato é o sentido pelo qual nós percebemos o toque. Na verdade, o tato é apenas uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático que, além da percepção do contato, também é o responsável pela percepção de temperatura, dor e do reconhecimento proprioceptivo das diferentes partes do corpo.

O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.

Fisiologia dos Sistemas Sensoriais
Se os potenciais graduados atingem o limiar, eles passam a formar potenciais de ação que é transportado do receptor pelo prolongamento axônico do receptor, a fibra aferente primária, do neurônio sensitivo primário, até o sistema nervoso central (SNC), onde os sinais são integrados.

A Pele. Além de ser o órgão principal do sentido do tato, a pele é também o maior órgão do corpo humano. Ela é composta por duas camadas que estão unidas entre si: a epiderme, que é a camada exterior e a derme, que é a camada interior.

O tato é provocado por receptores cutâneos mais superficiais; a pressão, pela estimulação de receptores mais profundos e, a vibração, por receptores sensíveis a estímulos repetitivos e rápidos.

Carinhos, massagens e comunicação com o bebê
Praticar o contato pele com pele ao abraçar, alimentar, dar banho ou tranquilizar o bebê, ajuda, inclusive a melhorar a oxigenação. Massagear com as mãos, com um algodão ou uma pena, estimulará o sentido do tato.

A informação sensorial chega ao Sistema Nervoso Central através dos Nervos Periféricos e é conduzida imediatamente para o sistema nervoso central, passando pela medula espinhal, tronco encefálico, cerebelo, tálamo, e por fim em áreas sensitivas do córtex cerebral.

Diferentemente de outros sentidos, o tato não é percebido apenas em partes específicas. O toque é sentido em praticamente toda a superfície do corpo, com destaque para áreas como a ponta dos dedos, a palma das mãos, a língua e os lábios. Entre as partes com menor sensibilidade, podemos destacar a pele das costas.

As mãos, pés e boca são as áreas mais sensíveis do nosso corpo pois possuem muitas células que detectam e respondem ao toque. Dependemos de informações do nosso sistema tátil para nos auxiliar a desempenhar várias habilidades. Pense sobre quão difícil é realizar algo utilizando luvas.

Aristóteles

O tato ou tacto é um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos: sistema somatossensorial (identificação de texturas), propriocepção ou cinestesia (reconhecimento da localização espacial do corpo), termocepção (percepção da temperatura) e ...

Sistema sensorial: o que é, função e mais!

  • Audição.
  • Visão.
  • Tato.
  • Paladar.
  • Olfato.

São exemplos de tipos de estímulos captados pelo sistema sensorial: toque, pressão, temperatura, substâncias químicas, luz e dor.

No organismo humano temos vários tipos de receptores sensoriais especializados, tais como: sistema vestibular, fusos neuromusculares, corpúsculo de Meissner, corpúsculos de Pacini-pressão, discos de Merkel.

Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. Na derme existem diversos receptores de estímulos que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque.

Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a ...

A testa e a ponta dos dedos das mãos são as regiões do corpo mais sensíveis à dor, de acordo com o primeiro mapa da dor humana feito por cientistas da University College London, na Inglaterra.

Como cuidar do tato
A dieta é importante, porque as fibras nervosas são metabolicamente ativas. Elas precisam de um tipo certo de combustível para funcionar bem. Há alguns alimentos recomendados, como abacate, azeitonas e nozes; Quando puder, tire seus sapatos e meias e deixe seus pés respirarem.

Com alimentação adequada é possível evitar o problema.