Qual é a frente e verso do RG?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A carteira de identidade de todo brasileiro é formada por dois lados, a frente do RG e o verso do RG. No lado da frente do RG, você encontrará: Estado onde o documento foi emitido: por exemplo “Estado de São Paulo” Órgão expeditor do documento: como “Secretaria da Segurança Pública”

Como consultar a data de emissão ou expedição do RG?

  1. Pelo próprio documento. O verso do RG é a parte em que ficam informações, como: ...
  2. Pelo site Meu INSS. Caso você não esteja com o documento em mãos, pode consultar o RG pelo número do seu CPF, no portal Meu INSS. ...
  3. Pelo aplicativo Meu INSS.

O número do Registro Geral (RG) é solicitado em diversos casos, principalmente quando é necessária a identificação de uma pessoa. Se você não tem o documento em mãos e precisa descobrir o número dele, saiba que é possível consultá-lo pelo seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A Carteira de Identidade é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia.

Saiba como ter o RG digital no seu celular
Para ter acesso ao documento, o usuário deve baixar o aplicativo no link abaixo, clicar na opção adicionar RG, escanear o QR Code no verso do documento impresso e realizar o reconhecimento facial. Ainda é necessário criar uma senha para acessar o documento digital.

O padrão é 12.345.678-9.
O dígito final, por sua vez, passou a ser incluído obrigatoriamente há alguns anos. Por isso documentos mais antigos não possuem dígito verificador, que está sendo incluído à medida que ocorre atualização do documento, com emissão de segunda via.

A ID atribuída a um item aparece na coluna ID do Documento. Encontre a ID do Documento no painel de detalhes da biblioteca de documentos.

Digite o número seu RG e o número do código interno (números que ficam acima do código de barras do RG)

Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR
O cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'.

2ª Via Fácil

  1. Acesse o site da Polícia Civil.
  2. Insira o número do seu Registro Geral (RG) e outros dados solicitados.
  3. O sistema vai informar se você pode solicitar a 2ª Via Fácil - nesse caso, basta seguir as orientações.

O número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é gerado pela Receita Federal e vale em todo o Brasil. Já o RG (Registro Geral) é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Ou seja, uma mesma pessoa poderia ter mais de um registro em seu nome, com números diferentes.

A Cédula de Identidade, Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG) é, por presunção, o principal documento de identificação da República Federativa do Brasil expedido a cidadanias brasileiras (natas ou naturalizadas) e portuguesas com igualdade de direitos (Decreto Federal Nº 70391/1972).

Não é permitido a utilização de qualquer tipo de adereço que impossibilite a identificação do rosto como óculos de sol, chapéus, máscaras e outros, então não vale nem insistir. A postura é fundamental. Sorria, isso faz diferença. Esqueça que há pessoas ao seu redor.

O procedimento é feito acessando o link validador.igp.sc.gov.br, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android).

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.

No Acrobat, execute um dos procedimentos a seguir:

  1. (Windows) Selecione Arquivo > Criar > PDF do scanner > Digitalização personalizada.
  2. (Mac OS) Escolha Arquivo > Criar > PDF do scanner.
  3. Selecione as opções na caixa de diálogo Digitalizar conforme necessário e clique em Digitalizar.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9. A diferença entre os dois estados é o órgão emissor do documento: em São Paulo, é a Secretaria da Segurança Pública. No Rio, é o Departamento Estadual de Trânsito.

Sendo o número do RG válido o Total deverá ser divisível por 11 (ou seja, se dividir por onze o resto será zero).
...
Para evitar ambiguidade nesta explicação, estipulo como:

  1. abcdefgh ::: número do RG;
  2. i ::: dígito verificador do RG;
  3. abcdefghi ::: número completo do RG.

UF é a abreviação de Unidade Federativa, onde cada estado Brasileiro tem seu código de identificação.

Parágrafo Único A Carteira de Identidade conterá, ainda, as seguintes características de segurança: a) tarja em talho doce na cor verde; b) fundo numismático; c) perfuração mecânica da sigla do órgão de identificação sobre a fotografia do titular; d) numeração tipográfica, seqüencial, no verso, para controle do órgão ...