Qual é a fruta da época?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

No inverno, temos banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva. Na primavera, temos abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga.

Confira quais são os alimentos da primavera: :: Frutas: Abacate, abacaxi, acerola, ameixa, amora, banana, caju, coco, graviola, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, nectarina, pêssego, physalis, pitanga e sapoti.

06 frutas mais indicadas para diabéticos

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na absorção de carnes e outras proteínas pelo organismo. ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, jabuticaba e lima.

Safra da pera Rio, por exemplo, vai de maio a outubro; já colheita da laranja-baía é mais forte entre maio e setembro.

Favorecendo o desenvolvimento de frutas como acerola, abacaxi, ameixa, amora, banana, coco, cupuaçu, figo, jabuticaba, jaca, laranja, lichia (que só tem sua safra uma vez por ano), mamão, manga, melancia, melão, pêssego e pitanga.

verão

Fruta tradicional do café da manhã do brasileiro, o mamão é produzido durante o ano todo, mas é no verão que a sua oferta cresce, diz o sócio-diretor da Doce Mel, Roberto Cavalcanti. O pico da safra ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, segundo a Ceagesp.

mês de setembro

Uma das frutas típicas do mês de setembro é o abacaxi. Fonte de vitaminas A e C, o abacaxi contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório.

O ciclo vegetativo da goiabeira-serrana é bem definido: a brotação inicia em meados de setembro, a floração ocorre no período de outubro a janeiro e a frutificação se dá entre os meses de dezembro e março.

Para ajudar nas escolhas alimentares, confira outras frutas, legumes e verduras de outono. atemóia; banana; caqui; carambola; laranja; limão; kiwi nacional; maçã gala; mamão; pêra estrangeira; tangerina cravo e uva estrangeira.

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva. Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce e louro. Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

As frutas do verão possuem alto teor de água e sais minerais em sua composição. Dessa maneira, seu consumo repõe os eletrólitos perdidos durante a transpiração causada pelo calor do verão. Assim, as frutas do verão permitem a regulação da hidratação do corpo, do pH do sangue e do funcionamento de neurônios e músculos.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

As frutas mais indicadas são pera, romã, maçã e manga, que agregam sabor, cor e nutrientes, deixando a salada com um sabor agridoce bastante prazeroso. Além disso, é uma boa maneira de estimular o consumo por quem tem resistência a comer frutas regularmente.

É importante ter cuidado também com as frutas secas, como uva passa, frutos secos, damasco seco, entre outros. Essas frutas são desidratadas e possuem maior índice glicêmico, favorecendo o aumento do açúcar no sangue, além de ser rica em calorias.