Qual é a fruta mais alcalina?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Frutas como abacate, uva, melancia, melão, maçã e também abacaxi, laranja e limão (apesar do grau de acidez), bem como todos os sumos de fruta em geral.

Na verdade, esse grupo é subdividido em duas categorias de frutas não ácidas: as mais doces (como abacate, manga, pera, banana, melão, maçã e coco) e as oleaginosas (como damasco, ameixa seca e figo).

O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).

A alcalinidade do sangue aumenta quando os níveis de ácido no corpo diminuem ou quando os níveis de base aumentam.

É possível fazer água alcalina de forma caseira, no entanto é importante ter atenção às proporções para evitar que a água seja excessivamente alcalina, possuindo efeitos negativos no organismo. Para preparar a água alcalina basta misturar uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada litro de água.

Beterraba, brócolis, repolho, maçã, abacate, banana e até o limão, são alcalinos. Embora possa parecer que as frutas cítricas teriam um efeito acidificante no corpo, o ácido cítrico que elas contêm, na verdade tem um efeito alcalinizante no sistema.

Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).

O limão é considerado “alcalinizante” devido ao resíduo orgânico alcalino que ele deixa no corpo após sua digestão.

Vegetais
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.

Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite.

Essa determinação vem de uma escala, que vai de 0 a 14: os cafés entre 0 e 7 são classificados como ácidos, já as bebidas entre 7 e 14 são nomeadas como básicas. Sendo assim, quanto mais alta for a classificação, mais ácido será o café. Para exemplificar, a média do pH do café gira em torno de 4,85 e 5,10.

Os valores de pH de ambos os tipos de mamão estão de acordo com os valores reportados na literatura que se encontra entre 5,5 e 5,9, enquanto os valores de acidez titulável foram superiores aos da polpa do mamão (ALVES et al., 2003). Segundo Alves et al. (2003), a acidez do mamão é baixa, em torno de 0,1%.

pH 4

uva (pH 4).

O pH normal do sangue é entre 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino. Qualquer alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até risco de morte. Quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, é uma situação conhecida como acidose.

O pH do sangue é considerado levemente alcalino, pois o normal é que o seu índice fique entre 7,35 e 7,45. Quando há uma alteração nesses valores, para mais ou para menos, a saúde do paciente fica em risco. É justamente nessas alterações que se caracterizam os quadros de acidose e alcalose.

pH do sangue
A acidez e a alcalinidade são expressas na escala de pH, cuja faixa vai de 0 (fortemente ácido) a 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de 7,35 a 7,45.

Água Ibirá

A Água Ibirá é apontada como a água com o maior pH do mercado. Pesquisas confirmam que beber água alcalina, como a Ibirá, gera inúmeros benefícios para o metabolismo do corpo.

Caso você beba água alcalina frequentemente estará aumentando a alcalinidade do seu estômago, o que irá neutralizar a acidez e comprometer a habilidade de digerir os alimentos, isto consequentemente acarreta doenças como úlceras e outras.

Sempre use limões frescos, se possível, cultivados por você ou orgânicos. Evite suco de limão pronto. Esprema meio limão em um copo e encha-o com água. Beba um copo da água com limão na parte da manhã, com o estômago vazio.

39 a 4

em polpa de acerola, em que a acidez total titulável variou de 0,504 a 1,112 g de ácido málico; o pH da polpa das acerolas variou de 2,39 a 4,0; e pode-se observar que os teores de sólidos solúveis totais variaram de 5,67 a 8,20 °Brix.