Qual é a fruta mais rica em colágeno?

Perguntado por: agoulart3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado está entre os mais indicados para a pele, apesar de também apresentar benefícios para as articulações, ossos, tendões e ligamentos. Outro colágeno muito recomendado para a derme é o Verisol®, um colágeno hidrolisado especial.

Um copo de morango, laranja, kiwis, framboesa, jaboticaba e uva tem altas doses de vitamina C, potente antioxidante que turbina a produção das fibras de colágeno. Mulheres com baixa ingestão de vitamina C costumam ter mais vincos e a pele seca. A uva, especialmente, também traz o resveratrol.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

A radiação ultravioleta (UV) pode reduzir a produção de colágeno. A exposição excessiva ao sol é o culpado número um quando se trata de “coisas que fazem mal para a nossa pele e prejudicam o colágeno”. O dano UV faz com que o colágeno se decomponha em um ritmo mais rápido do que o processo normal de envelhecimento.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.

Com ação diurética e antioxidante, o chá de cavalinha é rico em silício, responsável por aumentar a síntese de colágeno.

A centella asiática também estimula a produção de colágeno, garantindo mais firmeza e elasticidade à pele. Por isso, essa plantinha é ótima para suavizar linhas de expressão, rugas e também ajuda a evitar o surgimento de celulites e estrias.

A aveia contem ainda, na sua composição, Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre. Ela também é rica em proteínas e ainda possui silício, um mineral importante na produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

RADIESSE - Ele tem efeito de preenchimento imediato, estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. Indicado para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves no rosto.

Dicas especiais para combater a flacidez das pernas

  • Vitamina C – estimula a produção de colágeno.
  • Silício orgânico – renova e estimula a reestruturação do colágeno.
  • Tensine e raffermine – tensionam a pele.
  • Ácido retinóico e ácido glicólico – estimulam e renovam o colágeno.

Morango, amora, cereja, framboesa e açaí são ricos em ciadinina e vitamina C, excelente para combater o envelhecimento precoce da pele, atuando também na produção de colágeno.

Frutas cítricas
Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram o aspecto da sua pele. Ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, essas frutas ajudam a dar um up na sustentação da sua cútis.