Qual é a fruta que o diabético pode comer à vontade?

Perguntado por: inascimento2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Rico em fibras e antioxidantes, o abacaxi ainda tem ação diurética e propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas. Essas características fazem com que ele seja uma das frutas mais indicadas para os diabéticos.

1 – Suco detox com couve, limão e pepino
As fibras ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, pois retardam a absorção de carboidratos. Além disso, a couve é pobre em calorias e rica em antioxidantes, o que contribui para a saúde em geral.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

De fato, é melhor escolha é consumir a frutas ricas em fibras, como maçã, pera e laranja com bagaço (sabia que o bagaço ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido?). Elas vão ajudar a manter a glicemia controlada.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

Suco de mirtilos e tofu
Este delicioso suco natural se caracteriza por seu alto teor de substâncias antioxidantes que, além de lutarem contra os radicais livres, contribuem para controlar a glicose no sangue.

Segundo a nutricionista, a água com limão ou mesmo o suco de limão são ideais como substitutos a sucos com maior quantidade de carboidratos para reduzir a quantidade de açúcar a ser consumida ao longo do dia.

Outra boa sugestão de café da manhã, por exemplo, é comer banana, aveia e canela. Essa combinação é interessante para quem está tentando controlar a glicemia, isso porque a canela tem efeito hipoglicemiante.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

O vilão, na verdade, é o carboidrato que vira glicose. Ou seja, mesmo não comendo doce, eu vivia com a glicose elevada”.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Comer duas maçãs por dia pode evitar diabetes, diz estudo.

Além do baixo nível de açúcar, os alimentos dessa categoria — amora, framboesa, morango e mirtilo — trazem propriedades antioxidantes e uma série de nutrientes, desde as vitaminas C e K passando pelo potássio e magnésio. As frutas contribuem também com a saúde intestinal devido ao potencial prebiótico.