Qual é a fruta típica de Minas Gerais?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Jabuticaba, melancia do cerrado, gabiroba… toneladas de frutas como estas são produzidas anualmente em Minas Gerais. Este é o resultado da junção entre irrigação, condições climáticas favoráveis e, claro, solo fértil. Por isso, o estado é considerado como a maior fonte agrícola do Brasil.

7 – Coquinho-Azedo
O fruto amadurece quando sua casca atinge uma tonalidade intensa de amarelo, normalmente, entre os meses de outubro a janeiro.

O milho é o principal grão cultivado em Minas Gerais. A safra 2011 deve chegar a 6,5 milhões de toneladas, segundo o IBGE. A região do Alto Paranaíba detém a maior produção estadual com 1,5 milhão de toneladas, o equivalente a 23,6% da produção mineira.

Minas Gerais possui o maior rebanho bovino leiteiro do País, ocupa o primeiro lugar na produção de leite e café e tem também importante participação como produtor de algodão, arroz, batata, feijão, laranja, mandioca, milho e soja.

Como está no nome, Minas é o principal estado brasileiro em mineração, abrigando 40% das maiores minas em funcionamento no país, com destaque para as produções de minério de ferro, ouro, bauxita, manganês, estanho, grafite, entre outros, em trabalho realizado pelas principais marcas globais no segmento.

Estado de São Paulo

Relatório elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , apontou que em 2020 o Estado de São Paulo foi o maior produtor de frutas do Brasil.

O Brasil inteiro produz frutas, no entanto, os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará são os que mais produzem.

A Buah naga também é conhecida como a "fruta do dragão". "É um verdadeiro requinte", disse Victoria Rivera. A Buah naga é da mesma família da pitaia, encontrada na Colômbia, igualmente doce e com um interior de seda e uma explosão de cores. "Encontramos essa fruta na loucura de um mercado matutino na Indonésia."

mais raras do mundo, já que se encontra majoritari... imunidade.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antigüidade da cultura. As sementes das bananeiras primitivas, que eram férteis, teriam tido 2 cm.

A título de curiosidade, as frutas que também costumam dar mais lucro são:

  • limão taiti;
  • maracujá;
  • manga;
  • goiaba;
  • mamão.

Central das Plantas - A maior produtora de plantas de Minas Gerais.

A cidade mineira também está no topo do ranking brasileiro. O estudo aponta Nova Lima como o município que concentra a maior renda média do estado, número que vem crescendo ano após ano. Em 2019, o valor da renda média por habitante no município foi de R$ 7.270.

Em Minas, são cultivados o arroz sequeiro (21,8%) e o arroz irrigado (78,2%). A área de plantio do algodão deve se manter estável em comparação à safra anterior, com 29,4 mil hectares, porém há previsão de incremento de 5,6% na produtividade, que alcançará 3.975 kg/ha.

Os principais produtos agropecuários mineiros são: café (principalmente da variedade arábica), açúcar, leite, carnes (bovina, suína e de frango), soja, milho e feijão.

Mineiridade é isso: mistura das influências africana, italiana, portuguesa, das tradições indígenas, é a moda de viola, a reza, o congado, a folia de reis e a benzedeira. Com toda essa trajetória, os mineiros foram construindo seus hábitos e seu jeito acolhedor.