Qual é a função de uma linha do tempo?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Usada para mostrar um evento, andamento ou história do começo ao fim. Usado para representar eventos ou marcos importantes. Muitas vezes mostra uma data.

Linha do tempo geralmente consiste num desenho gráfico que mostra uma barra longa com a legenda de datas junto da barra do uso do tempo que (normalmente) indica os eventos junto dos pontos onde eles aconteceram.

Uma linha do tempo pode ser usada por diferentes razões e para diferentes propósitos. Alguns exemplos de linhas do tempo são: Timeline de projetos - Esse é o formato mais comumente usado na Miro, a timeline de projetos mostra um resumo da história de um projeto cronologicamente.

O cronograma é uma ferramenta que serve para organizar as atividades, os recursos e os prazos de um projeto em um único diagrama visual.

O que é Timeline: Timeline é uma palavra em inglês que significa "linha do tempo", na língua portuguesa. O termo timeline é bastante conhecido entre os usuários das redes sociais na internet, como o Facebook, Twitter e Instagram.

A origem da linha do tempo é antiga. Ela nasce dos iluministas do século 18, que dividiram a história da humanidade em quatro: Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. A partir daí, construiu-se a ideia de tempo histórico muito ligada a sucessão de grandes fatos.

O tempo histórico são as referências históricas utilizadas para organizar os acontecimentos mais importantes e as grandes mudanças das sociedades e civilizações. É uma forma de contar o tempo a partir da ação dos seres humanos na Terra, pelas experiências que um povo, nação ou toda humanidade passaram.

Crie uma linha de tempo gratuitamente com o Adobe Express.
O Adobe Express pode ser usado como um criador de linhas do tempo customizadas, permitindo expandir seu negócio. Comece com um dos nossos templates de linha do tempo e explore as milhares de imagens e ícones para adicionar ao seu design.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130). O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo.

Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.

A relação entre o tempo e a história.
O tempo é uma dimensão fundamental da história. A história é o estudo e a narrativa dos eventos passados que ocorreram em um período de tempo específico. Sem o tempo, não haveria história.

Coloque as datas mais importantes.
Percorra a linha e marque os pontos onde ficarão os eventos. Desenhe uma linha vertical na linha do tempo principal para mostrar os anos em que esses eventos aconteceram. Em seguida, escreva uma breve descrição de cada um. Organize as datas em sequência.

  1. Desenhe uma linha horizontal/ vertical.
  2. Escreva a data de início no início da linha e a data final no final.
  3. Mantendo espaço entre cada evento, adicione-os à linha do tempo.
  4. Quando você adicionar descrições sob os eventos, lembre-se de mantê-los breves.
  5. Estilize sua linha do tempo e adicione imagens.

Ordem cronológica é a forma de organização de um conjunto que adota como critério a ordem em que cada um dos elementos ocorreu no tempo, resultando em uma sequência coesa e lógica.

A História pode ser dividida em cinco períodos: Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.

O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e, depois, em 24, que são as horas que usamos até hoje.

Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos pré-socrático.