Qual é a função do Livro Diário?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

O Livro Diário é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial. Sua função é registrar as operações da empresa no seu dia a dia, mantendo um controle diário, como explicita o nome.

O que deve conter na Escrituração Contábil do Livro Diário?

  1. Data da operação;
  2. Título da conta débito e da conta crédito;
  3. Valor do débito e do crédito;
  4. Histórico com algumas informações sobre a operação em registro, por exemplo, número de nota fiscal.

Sua função é de informar, entreter, documentar, registrar, reunir, mediar, autenticar, interpretar, possibilitar, demonstrar, ilustrar, repertoriar, oferecer, divertir, intrigar, sugerir, resgatar, viajar, localizar, fazer refletir.

Os termos de abertura e encerramento serão datados e assinados pelo comerciante ou por seu procurador e por contabilista legalmente habilitado. Na localidade em que não haja profissional habilitado, os termos de abertura e encerramento serão assinados, apenas, pelo comerciante ou seu procurador.

No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

Os livros contábeis exigidos por lei são o Livro Diário e o Livro Razão. Ambos os registros podem ser realizados de forma digital, através do SPED Contábil do Governo Federal.

O livro caixa é uma ferramenta usada para auxiliar diretamente no registro contábil de empresas. Nele, ficam registradas todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período, que pode ser diário, mensal ou anual, a depender do tamanho do negócio.

Livro Diário com Escrituração Resumida
Como o próprio nome remete "Diário com Escrituração Resumida", o contador tem que fazer um resumo das principais movimentações da empresa.

A diferença é a seguinte: LIVRO DIÁRIO: registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, por isso o nome. LIVRO CAIXA: contém o registro de todos os recebimentos e pagamentos efetuados, realizadas no ano calendário.

Eles são utilizados para marcar os atos e fatos próprios ocorrentes na administração de uma empresa. De acordo com a legislação, todos os comerciantes são obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração.

10 anos

O livro razão deverá ser guardado por 10 anos, o livro diário deverá ser guardado enquanto a empresa estiver ativa, ou seja, indeterminado, pois o diário demonstra a contabilidade da empresa, logo desde sua constituição à sua extinção.

A numeração do livro consta nas páginas de abertura e encerramento e na capa, com isso basta somente emitir estas páginas novamente e depois encadernar os livros.

Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, você e sua empresa precisam entender a importância da contabilidade para projetar o crescimento do negócio de forma estratégica.

Livro (do latim liber, libri) é um objeto transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro, formando um volume.

“O livro didático tem o caráter mais pedagógico e tem o objetivo de complemento dos livros clássicos quando são utilizados nas escolas. O livro didático é muitas vezes a única alternativa para os professores auxiliarem seus alunos do processo de aprendizagem”, conta.

Elementos textuais – Introdução, corpo ou desenvolvimento, conclusão, notas, citações e referências. As referências devem ser grafadas em claro, com os destaques em negrito, com corpo dois pontos abaixo do corpo utilizado no texto.