Qual é a função do riso?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Dar risada é considerado benéfico para a saúde, melhorando o humor e diminuindo a intensidade do estresse físico e emocional. Quando rimos, a parte da frente do cérebro, conhecido como lobo frontal, ajuda a interpretar as informações e decidir se são engraçadas.

O riso expressa uma tendência predominante de manutenção de uma situação estimuladora, mas com uma mescla de uma tendência de terminação da situação estimuladora. É o resultado de prazer impregnado de medo-raiva.

Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo.

As mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, reduzindo o estresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções. Esse incrível movimento do seu corpo melhora sua resistência às doenças.

Rir libera a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, e a endorfina, que geralmente é estimulada após exercícios físicos.

O riso é uma das principais expressões utilizadas na comunicação social. Causa bem estar e conecta pessoas desviando-as, em certos momentos, de situações de estresse e dificuldades cotidianas.

Também conhecida como transtorno da expressão involuntária, o afeto pseudobulbar, é um tipo de transtorno neurológico que faz rir e chorar descontroladamente.

Ocasionalmente, nem percebemos que estamos rindo, e em muitas situações o riso é incongruente com o que estamos sentindo. Portanto, um sorriso nem sempre vai significar felicidade ou divertimento, pois podemos rir de nervoso ou para amenizar uma situação ansiosa, por exemplo”, comenta o psiquiatra Bruno Brandão.

Claro que o sorriso pode ser executado (e frequentemente o é) enquanto uma pessoa fala. Mas o sorriso é uma expressão facial sem vocalização pré-estabelecida, enquanto o riso compreende a vocalização da risada – um som mais próximo daquela comunicação que observamos entre os animais, do que com a nossa própria fala.

Riso de lado: quando a disfarça o sorriso para que o outro não o perceba. Riso falso: em geral é rápido e não provoca rugas de expressão ao redor dos olhos, o rosto fica imóvel. Riso rápido: próprio de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.

Ele pode ser um sinal de alegria, sarcasmo, gentileza, arrogância, flerte, receio e até loucura. Embora o sorriso em diferentes culturas signifique na maioria das vezes felicidade e satisfação, não é em todo lugar do mundo que ele é interpretado da mesma maneira.

"Os músculos do diafragma precisam trabalhar duro." Todos já ouviram a frase "rir até doer a barriga", destaca o autor. A dor não é metafórica; o riso prolongado pode ser doloroso e exaustivo e se parece mais com um exercício difícil.

Essa expressão, bastante popular, é verdadeira, sendo o sorriso, inclusive, recomendado pelos médicos. A ação de sorrir melhora nosso sistema respiratório e imunológico, aumenta a oxigenação sanguínea, além de provocar a liberação de substâncias em nosso corpo que diminuem o estresse e que ajudam a diminuir a dor.

O riso é, muitas vezes, uma maneira de encarar a vida de forma positiva. Rir relaxa as tensões. Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos.

A síndrome de Moebius é uma condição rara que afeta, entre outros, os nervos responsáveis pela formação do sorriso. Saiba mais. Pelo menos 600 pessoas têm síndrome de Moebius apenas no Brasil. Além dos sintomas clínicos, a condição afeta a autoestima e alerta sobre a importância da inclusão.

Uma criança sorri por dia, em média, 400 vezes. Na vida adulta esse maravilhoso hábito é reduzido a míseros 14 sorrisos diários.

Estudos indicam que sorrimos em média 20 vezes por dia e, menos de 14% das pessoas sorri menos de 5 vezes ao dia. Obviamente que os vencedores em “sorriso” são as crianças, cuja média é de 400 sorrisos por dia! Sorrir é um “santo remédio” para nossa saúde, física e mental!

Robert Baden-Powell disse que “a melhor maneira de superar as dificuldades é atacá-las com um lindo sorriso“. E ele estava certo. O riso é uma ferramenta poderosa para combater a dor, mostrar gratidão e refletir a nossa felicidade.