Qual é a função do spam?

Perguntado por: agil . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

SPAM é a prática que consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas. Em geral, o objetivo do SPAM é fazer propaganda de produtos e serviços, mas também aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos.

Por quanto tempo são mantidos os e-mails do Spam e Lixeira? Você não precisa se preocupar com e-mails antigos que estejam na Lixeira ou na pasta de Spam. Eles não consumem muito do espaço em disco pois todas as mensagens com mais de 30 dias que estiverem nestas caixas são automaticamente deletadas.

De acordo com a empresa, este volume aumenta a cada ano e está relacionado a três fatores: o aumento no número de smartphones, a adesão ao aplicativo e o próprio crescimento no número de chamadas spam feitas por empresas e afins.

Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.

Um dos mais utilizados é o TrueCaller, disponível para Android e iPhone. O app tem uma espécie de lista de bloqueio com números conhecidos pelo envio frequente de spam. Também é possível bloquear manualmente qualquer número de telefone.

Para não receber ligações de telemarketing de empresas não participantes ao Não Me Perturbe, efetue o bloqueio diretamente no seu celular através da agenda ou aplicativo específico de sua preferência.

O Google, por sua vez, anunciou que liberou uma função capaz de identificar e informar quando uma chamada suspeita pode ser de spam. A novidade está disponível para os dispositivos Nexus e Android One. Usuários de aparelhos do Google contarão com recurso que identifica chamadas de spam.

Email de spam, ou também conhecido como lixo eletrônico, é uma mensagem indesejada recebida normalmente por um contato não autorizado a enviar mensagens à você. Os emails de spam mais comuns são para fins comerciais, mas também podem ter como objetivo afetar o computador do seu destinatário com algum vírus.

SPAM é a prática que consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas. Em geral, o objetivo do SPAM é fazer propaganda de produtos e serviços, mas também aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos. Seu nome é baseado em um esquete do Monty Python.

Mensagens indesejadas podem ser enviadas por um de seus contatos e por outras pessoas. Esses tipos de mensagem podem disseminar desinformação e fazer você acreditar em informações incorretas.

A plataforma “Não Me Perturbe”, disponível na internet no endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilita que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem, gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”.

Mesmo com o número bloqueado, as empresas de telefonia e os bancos tem permissão de ligar para você em alguns casos: para fazer cobranças de dívidas ou fazer pesquisas de satisfação sobre os seus serviços - desde que não ofereçam outros produtos.

No primeiro contato com o número desconhecido, abra a conversa e toque em Bloquear > Bloquear. Abra a conversa com o número desconhecido, toque no número de telefone e, em seguida, toque em Bloquear contato > Bloquear.

SPAM é o nome dado às mensagens indesejadas que chegam por e-mail, mensageiros como WhatsApp, redes sociais, áreas de comentários de blogs e por aí vai. A prática do SPAM é tão comum que é praticamente impossível evitar que você receba uma mensagem do tipo.

Quando uma conversa é denunciada como spam, também é possível bloquear o remetente e mover a mensagem para a pasta "Spam e conversas bloqueadas".

Uma das principais razões pela qual um e-mail é considerado SPAM está relacionado a configuração dos filtros de e-mail anti-SPAM. E evitar isso não depende só do destinatário, pois está diretamente relacionada à utilização de boas práticas pelos remetentes.

Interrompa o aplicativo
Um truque muito útil quando você quer evitar receber mensagens e deseja que seus contatos vejam apenas o primeiro tique cinza de “enviado”, mas não o segundo, de “recebido”, sem a necessidade de desinstalar o aplicativo ou desligar o celular, é forçar uma pausa no aplicativo.

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

Entretanto, existem empresas que insistem em permanecer realizando ligações a fim de fazer cobranças indevidas. Neste caso, o consumidor tem o direito de processar a empresa. Ao realizar o processo, o consumidor pode receber uma indenização que consiste no valor cobrado indevidamente em dobro.

Não existe um limite máximo de ligações que o operador poderá fazer por dia na lei. As empresas de call center falam em cerca de 200 ligações por dia, mas essa regra não existe.