Qual é a função dos cupins?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os cupins ou térmitas são considerados de extrema importância por atuarem na decomposição de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e aeração do solo. O principal dano causado pelos cupins é decorrente de sua capacidade de digerir celulose, atuando como praga em diversas culturas e também nos meios urbanos.

Calor. Locais abafados são altamente atrativos para os cupins. Baixas temperaturas são mortais para esses insetos! Portanto, amenize a temperatura do seu ambiente para evitar o aparecimento de cupins.

Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.

Cupins são um grande problema para as casas, porque eles podem destruir móveis, portas e até telhados, quando se infestam em busca de celulose. Por isso, você precisa eliminá-los assim que notar a presença deles em sua residência. Para saber como acabar com cupim de forma simples e rápida, confira as dicas abaixo!

50 anos

A rainha e o rei são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.

Os cupins subterrâneos se escondem em locais úmidos, como assoalhos de madeira. Mas, em algum momento da noite, esses visitantes saem em busca de alimento para levar à colônia.

Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia. Só depois de alguns anos, cerca de 2 a 3 anos, você irá perceber a presença do cupim de madeira seca em móveis ou qualquer outro objeto que contenha celulose.

As misturas e produtos naturais que podem ajudar na prevenção de cupim são:

  1. Ácido bórico no concreto;
  2. Pó antipulgas, piolhos e carrapatos na terra;
  3. Extrato de manjericão, para pequenas infestações, na grama;
  4. Vinagre com água em regiões pequenas e fechadas.

Os ninhos dos cupins podem ser: subterrâneos, arborícolas (em galhos e troncos) ou montículos no solo (geralmente no meio de pastagens), dependendo da espécie. Estes ninhos são construídos com terra, areia, saliva e até excrementos, eles podem ter até 60 centímetros de altura.

Apesar de minúsculos, eles conseguem perfurar tábuas, fiações elétricas e paredes de concreto para ir atrás de comida. Cada espécie tem preferência por um tipo de alimento. As mais conhecidas no Brasil são os cupins de madeira seca e os cupins de solo, com características distintas.

Esses insetos desenvolvem asas para sair do cupinzeiro e formar novas colônias; indivíduos alados voam em épocas específicas do ano. Em dias quentes, principalmente depois de chuva, é comum observar insetos voando próximo à luz.

Vá para o coração do ninho, a rainha geralmente se encontra no centro. Você deve procurar por um cupim gigante. Sério, a rainha é de dez a vinte vezes maior do que os outros cupins, e terá um grande abdômen.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme.

A sua medida pode variar de 3 milímetros para 2,5 centímetros. Semelhante às formigas, uma colônia de cupins, o famoso cupinzeiro, possui uma rainha que pode chegar a ter 10 centímetros.

Farelo de madeira – ou melhor: cocô de cupim
Esse pozinho, similar à serragem, nada mais é que cocô. Trata-se dos dejetos que sobram após as pragas se alimentarem. Para evitar o acúmulo do material no habitat da colônia, os insetos abrem pequenos orifícios na superfície do móvel e expelem o excedente para fora.

Cupim no colchão, sofá, e outros móveis
Não é apenas na madeira do telhado, forro e partes do imóvel que os cupins podem estar, mas nos móveis tais quais sofá, colchão (estrado da cama), armários, guarda-roupas (em especial devido à umidade).

Continuar lendo Que risco os cupins?