Qual e a hipotenusa de?

Perguntado por: acalixto7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. Ela é o maior lado do triângulo retângulo.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”.

Ou seja, em um triângulo retângulo com lados a, b, c e ângulo reto (90º) entre os lados a e b, pode se equacionar: c² = a² + b²

Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

O valor da hipotenusa desse triângulo retângulo é 5cm.

O cateto oposto está em frente a um determinado ângulo agudo. O cateto adjacente é o lado que não é a hipotenusa e forma o ângulo agudo.

Como calcular uma área? Para calcular a área de uma superfície, o comum é multiplicar o valor da base (b) pela altura (h) do objeto.

Área do triângulo
A = b*h/2, onde b é a base e h é a altura, ou seja, o segmento de reta que leva do vértice oposto à base até a base e forma um ângulo reto com a base.

O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente.

"Em um triângulo retângulo a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa", a frase é o teorema (enunciado matemático que foi comprovado) de Pitágoras, um dos maiores matemáticos da história.

O que Pitágoras observou foi que em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos, em outras palavras, o quadrado da medida do lado maior é igual à soma dos quadrados das medidas dos lados menores. Assim, na figura abaixo, podemos escrever a²=b²+c².

São os inteiros que cumprem a equação de Pitágoras a2 + b2 = c2 . Por exemplo: 3, 4 e 5. Também são conhecidos como terno pitagórico, trio pitagórico ou ainda tripla pitagórica.

Em uma tabela são distribuídos dois eixos, um horizontal e outro vertical. Em cada um deles os números 1 a 10 são distribuídos e, em seguida, uma malha quadrícula com uma casinha é desenhada para cada multiplicação entre os números dos dois eixos.

Se trata da operação inversa da potenciação. Assim, calcular a raiz quadrada de um número n é descobrir qual número elevado ao quadrado resulta em n. Por exemplo, a raiz quadrada de 9 é igual a 3, pois, 3² é 9. Uma raiz quadrada pode ser exata, gerando um número chamado de quadrado perfeito, ou pode ser não exata.

Altura relativa à hipotenusa: comprimento entre a hipotenusa e o vértice oposto. Projeções dos catetos: separação da altura da hipotenusa em duas partes.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Meça o comprimento do lado adjacente para encontrar a medida da base. Coloque a ponta da régua no vértice do ângulo. Meça o comprimento do lado adjacente a partir do vértice até o ponto onde ele intercepta o lado oposto. Essa é a base, que será inserida na equação inclinação = altura/base.