Qual é a história dos ângulos?

Perguntado por: srosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Não se sabe ao certo se o conceito da medida de ângulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilização babilônica, adotaram suas frações sexagesimais. Mas os gregos fizeram um estudo sistemático das relações entre ângulos - ou arcos - numa circunferência e os comprimentos de suas cordas.

O ângulo é a medida da abertura entre dois segmentos de reta. Desse modo, existe um número que está relacionado com cada abertura entre duas semirretas e, quanto maior a abertura, maior esse número.

Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semirretas orientadas) a partir de um ponto comum.

Revise os seguintes tipos de ângulos: agudo, reto, obtuso e raso.

A palavra vem do Latim angulum, “esquina, canto, dobra”. É o diminutivo de uma base Indo-Européia ank-, “dobrar”.

Ângulos: o que são e os diferentes tipos

  • Ângulo agudo.
  • Ângulo reto.
  • Ângulo obtuso.
  • Ângulo raso.

Babilônia

O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.

Para se ter uma ideia, a compreensão mais aprofundada a respeito dos ângulos é uma das principais responsáveis por alguns avanços que podem ser encontrados em diversos aspectos da vida, como é o caso da astronomia e da navegação, por exemplo.

Classificação dos ângulos
Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.

transferidor

Medindo ângulos
O instrumento utilizado para medir um ângulo é o transferidor.

Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

O ângulo e seus elementos
Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semirretas que o determinam. O vértice é a origem comum dessas semirretas.

Tipos de Ângulos

  • Reto. O ângulo reto mede o mesmo que 90º ( = 90º).
  • Obtuso. O ângulo obtuso mede mais do que 90º e menos do que 180º (90º > < 180º).
  • Raso. O ângulo raso, também conhecido como meia volta, mede o mesmo que 180º ( = 180º). Como medir os ângulos?

O ângulo de 180 graus é chamado de ângulo de meia volta.

Nessa época, acreditava-se que o Sol levava 360 dias para completar a órbita de uma volta em torno da Terra. Assim, a cada dia o Sol percorria um pouquinho dessa órbita, ou seja, um arco de circunferência de sua órbita. Esse ângulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau.

Origem ou vértice é o ponto onde as duas semirretas se encontram.

Definição de ângulo: Chama-se ângulo a região entre duas semirretas que partem de uma mesma origem. Podemos dizer, ainda que um ângulo é a medida da abertura de duas semirretas que partem da mesma origem.

Como destacamos anteriormente, os ângulos possuem tamanhos e formas diferentes, as quais também podemos observar em diferentes objetos, como na mesa, papel, cubo, tesoura, pedaço de pizza e outros. Veja um exemplo: O ângulo mais comumente encontrado em nosso cotidiano é o ângulo reto, que é o ângulo de 90º.

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices.