Qual é a importância da estatística para a sociedade?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.

Nos dias atuais a estatística é uma importante ferramenta na contribuição de tomada de decisões, que são baseadas na coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.

É muito importante aprender estatística porque muitas das decisões que tomamos na vida cotidiana são baseadas em estatísticas. As pessoas podem não perceber, mas as estatísticas permeiam a maior parte da tomada de decisões que fazemos todos os dias.

A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.

Estatísticos transformam números em informações. As interpretações com base nos dados numéricos abrangem uma vasta área de setores da sociedade, ajudando a explicar, desmistificar e solucionar uma grande quantidade de questões atuais, além de apontar tendências.

A educação estatística visa uma compreensão crítica e tem como objetivo desenvolver nos alunos a criticidade e o engajamento de forma que o aluno seja capaz de pensar sobre as questões políticas e sociais que são relevantes para a sua comunidade e região, contribuindo dessa forma para a melhoria de vida das pessoas.

A Estatística, com seus conceitos e métodos, configura-se com um duplo papel: permite compreender muitas das características da complexa sociedade atual, ao mesmo tempo que facilita a tomada de decisões em um cotidiano onde a variabilidade e a incerteza estão sempre presentes (LOPES, 2010, p. 51).

Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

Estatística na saúde auxilia na compreensão de doenças e tomada de decisões. A estatística é um estudo matemático muito utilizado para quantificar valores e estabelecer relações, mas a sua utilidade não se limita às áreas exatas, sendo muito importante também para áreas da saúde.

Por exemplo, ao estudar-se as características de uma cidade, o número de habitantes pode ser uma variável, assim como o volume de chuva em determinado período ou até mesmo a quantidade de ônibus para o transporte público. Note que o conceito de variável em estatística é dependente do contexto da pesquisa.

O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados.

Resumo Procedimentos estatísticos na análise de dados, obtidos rotineiramente pelos sistemas de vigilância em saúde pública, são importantes para detectar conglomerados temporais e/ou espaciais de casos de doenças, os quais podem indicar a ocorrência de um surto ou de uma epidemia.

O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.

Algumas das áreas mais promissoras da Estatística

  1. Indústria. Na indústria, o estatístico acompanha a realização de testes de qualidade de produtos, realiza previsão de vendas e elabora pesquisas de opinião que ajudam no lançamento de novos produtos. ...
  2. Setor Financeiro. ...
  3. Agronegócio. ...
  4. Telecomunicações. ...
  5. Bioestatística. ...
  6. Pesquisa.

Estatística é a área da Matemática que estuda a coleta, registro, organização e análise dos dados de uma pesquisa. Este assunto é cobrado em muitos concursos.

As técnicas de análises Estatísticas são um importante instrumento de apoio à tomada de decisão. Os testes estatísticos podem ser implementados em softwares, agilizando o tratamento e gerando informações mais precisas para apoio à decisão, criando um diferencial competitivo.

Os educadores devem conhecer a linguagem Estatística porque ela funciona como perspectiva de análise, ajuda na compreensão do fenômeno educativo, devendo, no entanto compreender as suas limitações e verificando que ela não vai explicar toda a realidade.

A ESTATÍSTICA surgiu quando governos se interessaram em obter informações quantitativas e qualitativas sobre suas riquezas, tributos, populações e moradias. No Egito antigo, por exemplo, faraós já ordenavam registros estatísticos de suas colheitas.

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

Estatística Exploratória, Introdução à Inferência Estatística, Noções de Amostragem e de Simulação, Estimação de Parâmetros, Intervalos de Confiança, Testes de Hipóteses, Testes de Ajustamento, Regressão Linear e Regressão Múltipla, Análise de Variância, Técnicas Estatísticas Multivariadas.

Em estatística, uma população é um conjunto de itens ou eventos semelhantes que interessa para alguma questão ou experimento.