Qual é a língua falada em Roma?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

italiano

Embora o idioma oficial do país seja o italiano, muita gente fala inglês nas cidades mais turísticas como Roma, além de ser possível entender um pouco de italiano por sua origem latina, como o português.

O latim é uma língua indo-europeia que se formou na atual Itália, mais precisamente na região de Lácio, que engloba a cidade de Roma. A língua teve seu desenvolvimento elaborado por volta do século VII a.C. Seu alfabeto é derivado do alfabeto etrusco e grego, que por sua vez são derivados do alfabeto fenício.

O latim é a língua oficial do Vaticano, embora seja uma língua considerada extinta. Há 2 000 anos atrás, o latim era falado por todo Império Romano, que, no seu auge ia de Portugal ao Iraque e da Bretanha ao Norte da África.

O romanche é uma língua retorromânica com raízes no latim, falada no cantão dos Grisões. Há quatro cantões (Berna, Friburgo, Valais e Grisões) e uma cidade (Bienna) que são oficialmente multilingues.

Galego. Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

Buongiorno! Bom dia! Buondì! "Di" é uma velha maneira de dizer "dia" (giorno) em italiano.

A forma mais tradicional de dizer bom dia em italiano é “buongiorno”, que se escreve seja assim tudo junto, seja na forma separada “buon giorno”.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Língua morta (ou extinta) é aquela que só artificialmente é usada, mas que deixou de o ser nos países originários. É o caso do latim, por ex., ou do grego clássico e do sânscrito.

O sardo, dialeto da Sardenha seria a língua mais semelhante ao latim, com uma derivação de apenas 8% em relação ao latim. Em um contexto mais geral, as línguas do sul da Itália são as que mais se aproximam do latim, enquanto no norte são mais distantes.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

Segundo o artigo 109 da constituição de 1848, as três principais línguas faladas na Suíça, alemão, francês e italiano eram as línguas nacionais da Confederação. Estas três línguas se tornaram oficial de maneira igualitária.

As quatro línguas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche.

No geral, o português tem uma pronúncia com menos variações e exceções do que o inglês. No entanto, o inglês tem uma estruturação gramatical bem mais simples, e é isso que faz com que ele seja uma língua mais fácil de aprender.

Quais são as línguas mais fáceis de aprender para quem fala...

  1. 1 - Holandês. Cadastro realizado.
  2. 2 - Inglês. Pois é, se você achava que a língua inglesa era uma das mais difíceis de aprender, você se enganou! ...
  3. 3 - Romeno. ...
  4. 4 - Francês. ...
  5. 5 - Espanhol. ...
  6. 6 - Italiano.