Qual é a língua mais antiga do mundo?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Geralmente, uma nova língua nasce de outra já existente, num processo que pode durar séculos. O português e o francês, por exemplo, surgiram do latim. Mas também é possível que não haja uma só raiz. É o caso das chamadas línguas germânicas, como o alemão e o dinamarquês.

O suposto fato de que se todos pudessem se comunicar no mesmo idioma geraria a diminuição de conflitos e ódio entre as nações é algo discutível. Visto que muitos conflitos brutais que presenciamos no mundo acontecem entre nações e regiões que partilham linguagens em comum.

Nos últimos 10 anos, desapareceram mais de 100 línguas; outras 400 estão em situação crítica e 51 são faladas por uma única pessoa. A cada 14 dias morre uma língua, de acordo com a Unesco. Se continuar assim, metade das 7.000 línguas e dialetos falados hoje no mundo se extinguirão ao longo deste século.

A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga. Algumas pessoas também usam o latim para traduzir escritos romanos ou objetos antigos.

Língua morta” é aquela que não possui nenhum falante nativo, ou seja, ninguém nasce em uma comunidade que fala essa língua.

O Vaticano a adota como sua língua, sendo o único país do mundo a utilizá-la. O Rito Romano da Igreja Católica tem o latim como sua língua oficial.

A língua portuguesa chegou ao Brasil com a colonização e o tupi, junto ao português, eram tidos como línguas gerais da época. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.

Desde os primórdios o homem se comunica. Os primeiros sinais foram as gravuras rupestres, as quais mostravam cenas de caça, por exemplo. Depois veio a fala e escrita. É disso que trata a comunicação e linguagem: a evolução nas formas e tipos de comunicação por meio da linguagem.

A primeira palavra humana pode ter sido "oi!"
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

A literatura escrita em língua portuguesa é bastante rica e recheada de autores que conseguiram expressar de forma clara emoções diversas e contar as mais diversas histórias utilizando tanto a linguagem culta, mais rebuscada, quanto a coloquial, mais utilizada no dia a dia.

Porque as línguas foram surgindo nas várias regiões do mundo de forma independente. Algumas têm a mesma origem, como o hindu, o sueco, o inglês e o português. Eles vieram de uma grande língua comum, chamada proto-indo-europeu, que milhares de anos era falada na Ásia.

A língua é viva e possui uma diversidade cultural ilimitada, ela muda com o tempo e com as pessoas, além disso, cada país e cada região dentro de um mesmo país possuem sua própria linguagem.

Uma vez que o português é uma das línguas românicas derivadas do Latim, nós, brasileiros, estamos incluídos entre os falantes das línguas originadas do indo-europeu. Além do português, também o francês, o italiano e o espanhol pertencem a essa família.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

YHWH não é um nome impronunciável; na verdade, é mais do que pronunciável, além do pronunciável, acima do pronunciável, o pronunciável absoluto.

Um poliglota fala, pelo menos, quatro idiomas diferentes. Um brasileiro que fala, além do português, espanhol e inglês, por exemplo, é uma pessoa trilíngue. Se ele acrescentar a sua lista o idioma italiano, passará a ser um poliglota.