Qual é a madeira mais macia?

Perguntado por: ivasques9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Já se perguntou quais são as madeiras mais duras e macias do mundo? Como arquitetos, estamos todos muito familiarizados com a mais macia: Balsa.

Uma madeira dura não é necessariamente um material mais duro (mais denso) e uma madeira mole não precisa ser um material mais mole (menos denso).

Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.

Ipê

De acordo com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ipê tem o título de madeira mais resistente do mundo. Por isto é que madeira Ipê é a mais valorizada internacionalmente para construção de decks (Deck Ipê Tabaco, Deck Ipê fêmea / fêmea, e, Deck Ipê f/f).

Pinus

Sim, Pinus, a melhor madeira do Brasil!
No bate papo de hoje, falamos um pouco da madeira pinus, uma madeira muito comum e fácil de encontrar em diversas regiões do Brasil. A ideia é discutir um pouco da madeira pinus, suas vantagens, desvantagens, benefícios, etc.

É a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³ Isto equivale a um terço do peso da cortiça.

Pinus. Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.

cupiúba

A cupiúba foi introduzida no mercado como uma opção para substituir a peroba-rosa, uma madeira de lei difícil de ser encontrada para uso comercial. A cupiúba é ainda uma ótima madeira para quem procura reduzir custos! Como é bastante durável e apresenta boa resistência, ela é muito utilizada na construção civil.

Um móvel de qualidade não balança, não pende para um dos lados, nem apresenta folgas ou desníveis. Teste cadeiras, mesas e estantes. Veja se ficam firmes sobre as superfícies, se apresentam boa resistência sem ceder. É importante, também, prestar atenção às peças que compõem o móvel, como puxadores, parafusos e pregos.

E como a madeira de cedro é resistente a insetos, não lasca facilmente e tem uma longa durabilidade, ela pode ser usada tanto na parte interna quanto na parte externa da casa. As madeiras de cedro são geralmente usadas para confeccionar móveis com estilo moderno e contemporâneo, de linhas retas e sem muitos detalhes.

Nogueira

Nogueira. Essa é uma das madeiras que oferece mais durabilidade e resistência. Além disso, tem grande versatilidade e comumente é usada para fabricação de móveis de alta qualidade. Também é encontrada em portas, janelas, assoalhos e painéis.

Ipê

Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

Temos outras espécies de madeiras nativas com boa durabilidade também, como o Cumaru, com alta resistência à umidade e ao ataque de brocas e fungos. Além de Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna.

Algumas das espécies nacionais mais conhecidas são o Pau-Brasil (Caesalpiniaechinata), Cedrinho (Erismauncinatum), Acácia (Acaciamangium), Peroba rosa (Aspidospermapolyneuron) e Jequitibá (Carinianalegalis). No Brasil, a madeira nobre também é conhecida como madeira de lei, consequência do período colonial.

Em relação às suas características estéticas, a madeira ipê apresenta uma coloração oliva-escuro, podendo apresentar tons mais amarronzados. Ou seja, possui tonalidades mais escuras. Além disso, seu interior é uniforme e isso agrega ainda mais valor. Em relação ao brilho, é praticamente ausente.