Qual é a maior potência da América do Sul?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O Brasil manteve um status de liderança na América do Sul em 2021, e foi responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da região no ano. Os dados são do Banco Mundial, e foram compilados pelo CNN Brasil Business.

Em termos sociais, os países da América do Sul têm oferecido melhores condições de vida para a sua população. Nesse contexto, destacam-se o índice de desenvolvimento humano elevado do Chile e Uruguai, além do crescimento econômico de vários países, como Bolívia e Paraguai.

Brasil é 77º em lista de países mais ricos, atrás de Argentina e Venezuela.

No ranking de 2021, o Brasil ganhou uma posição em relação a 2020, ultrapassando o Egito e seguindo como a principal força militar da América Latina.

Colômbia - 360.000 soldados ativos
O exército colombiano é o maior da América Latina.

Segundo o relatório World Inequality Report (Relatório da Desigualdade Mundial) de 2022, a parcela de 1% mais rica do Chile concentra 49,6% de toda a riqueza do país, enquanto no Brasil o 1% mais rico detém 48,9%, no México 46,9%, e nos Estados Unidos 34,9%.

Pobreza na América Latina, país por país
Quais são, então, os países mais pobres da América Latina, de acordo com esta medição? Honduras, Colômbia e Equador registram taxas de 49%, 29,4% e 25,4% de suas populações abaixo do limite de US$ 5,50 por dia, respectivamente, e de acordo com dados mais recentes de 2019.

Uruguai

Uruguai pode ser o melhor país para se viver na América do Sul. É no Uruguai que se localiza a 77ª melhor cidade para se morar no mundo, Montevidéu. É a melhor posição em todo o continente sul-americano.

Segundo a Cepal, os países cujas economias mais crescerão neste ano são Panamá (6,3%), República Dominicana (5,3%), Venezuela (5%), Colômbia (4,8%), Guatemala (4,2%), Honduras (4,1% ) Uruguai (3,9%), Costa Rica (3,7%) e Bolívia (3,5%).

Ao contrário do vizinho, contudo, que está mergulhado em uma crise econômica e tem assistido a uma explosão de violência, a República Dominicana tem conseguido expandir sua economia. É o país com maior previsão de crescimento para o próximo ano na América Latina: 3,8%, conforme a Oxford Economics.

Mesmo após dois anos de forte recessão e da retomada lenta do crescimento, o Brasil segue firme como o maior PIB da região. No mundo, ocupa a nona colocação, cinco posições à frente do México (veja ranking da América Latina abaixo). A economia mexicana, inclusive, vinha mostrando bons números.

Conclusão. Se você tem vontade de ter a experiência de morar fora do Brasil, a Argentina é uma opção muito vantajosa: é perto, o idioma e a cultura tem muitas semelhanças, a população é receptiva com os brasileiros e a qualidade de vida em geral é melhor que no Brasil.

O país tem o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul, atrás apenas no Chile. No ranking divulgado pela Organização das Nações Unidas em 2022, a Argentina aparece em 47ª colocação - 40 posições acima do Brasil.

De acordo com nosso ranking, Portugal, que está localizado na União Européia, está em 43º lugar. O Brasil está claramente mais atrás no 87º lugar, mas com um total de 190 países avaliados, este resultado não é tão ruim assim. O país mais rico do mundo é Luxemburgo.