Qual é a melhor forma de atrair e reter clientes?

Perguntado por: aribeiro3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Como atrair clientes: 5 dicas práticas

  1. Tenha claro quem é a persona da empresa. A persona da empresa representa um perfil de cliente ideal do negócio. ...
  2. Organize o funil de vendas. ...
  3. Use indicadores para medir a eficiência da estratégia. ...
  4. Invista em marketing. ...
  5. Defina as estratégias de vendas e crie um processo eficiente.

O marketing de retenção é um conjunto de práticas e estratégias de atração e divulgação voltadas especificamente para clientes já convertidos. A ideia é aproveitar essa experiência e uma conexão já existente com a marca para evoluir ainda mais esse relacionamento até a fidelização.

Vale lembrar que as pesquisas de satisfação devem incluir a pergunta do Net Promoter Score NPS. Essa é a maneira mais fácil e eficiente para avaliar a satisfação do seu cliente e entender se existe o risco dele deixar a sua empresa.

Realiza atendimento receptivo e ativo aos clientes, esclarece dúvidas, faz fidelização e mantém relacionamento afim de fazer o cliente não desistir do produto/serviço.

A retenção de clientes é capacidade que uma empresa tem de manter ativa e fiel a sua atual base de compradores. Basicamente, reter clientes significa impedir que eles “abandonem o barco” e sigam em direção à concorrência. A intenção é fazer com que eles continuem comprando suas soluções e se fidelizem.

A retenção faz com que a empresa fique bem posicionada no mercado, no sentido de ser uma boa marca empregadora. Isso faz com que o seu processo seletivo atraia cada vez mais os profissionais com a melhor qualificação disponível no mercado.

Ou seja, a fidelização de clientes consiste em fazer com que clientes atuais não troquem a sua empresa por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros potenciais clientes. Fidelizar clientes significa conquistar a preferência deles.

NPS é uma métrica utilizada para mensurar qual o nível de satisfação do cliente com os produtos e serviços adquiridos da sua empresa, bem como a probabilidade de indicar a sua marca para outras pessoas.

Taxa de retenção = ((CE-CN) / CS)) 100
Clientes adquiridos em 2020 (CN): 32.

Automatizar os processos de cobrança realizados no seu negócio, assim como utilizar ferramentas que podem ajudar a cobrar seus clientes e agir preventivamente para que eles não atrasem os pagamentos são algumas formas de aumentar a eficiência da gestão de cobrança da sua empresa.

Veja 4 maneiras práticas de ter as informações necessárias para conseguir fazer uma adequada retenção de clientes.

  1. 1- Analise o mercado e a concorrência. ...
  2. 2- Analise o comportamento e a satisfação do cliente. ...
  3. 3- Comunique-se com o cliente da maneira certa. ...
  4. 4- Como reter clientes com marketing de conteúdo.

Vamos lá!

  1. Engaje com seu público. Lembre-se dessa dica: sempre faça perguntas e estimule um diálogo aberto e sincero com seu público. ...
  2. Preste atenção nos horários. Você sabe em qual horário seu público-alvo está online? ...
  3. Não tenha medo de entreter seu público. ...
  4. Produza vídeos de qualidade. ...
  5. Poste ofertas boas e relevantes.

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

  1. Exponha suas diferenças e limitações. ...
  2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar. ...
  3. Alinhe as expectativas. ...
  4. Conduza a negociações com praticidade e transparência. ...
  5. Antecipe-se.

A Retenção de Clientes é muito importante, pois é a capacidade de manter clientes fiéis que continuam fazendo negócios com a empresa a longo prazo e ao mesmo tempo também divulgam e propagam os benefícios de serem clientes para outras pessoas ou empresas.