Qual é a menor das virtudes?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Francisco fala com frequência da esperança, que define como “a menor das virtudes, mas a mais forte.

A virtude da Esperança é, então, a certeza que temos da ajuda de Deus para possuí-Lo, nesta vida, pela graça santificante, e no céu, pela glória eterna.

A virtude teologal da esperança se fundamenta nas promessas de Deus e tem como certeza de fé a ressurreição gloriosa de Jesus Cristo e, por isso, “Cristo Jesus é nossa esperança!” (1 Tm 1,1).

A caridade é a maior de todas as virtudes. Após citar inúmeros dons e virtudes, o apóstolo Paulo diz: “ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos” (1Cor 12,31). Esse caminho, método ou dom que supera em muito todos os outros se chama caridade.

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

Nestes dias de isolamento social, ao escrever uma mensagem pastoral endereçada à comunidade acadêmica, citei as três virtudes cristãs (fé, esperança e amor) mencionadas pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13.

A maior virtude de todas: a Caridade
A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso.

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

A caridade é a plena manifestação do amor de Deus que está em nós. Por conseguinte, a caridade “nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.

Acreditar lá no fundo do seu coração, ainda que com receio, tristeza ou dúvidas. Vincule-se a palavras e a pessoas que lhe deem apoio e que também acreditam numa solução. Palavras de apoio e motivação são essenciais para mantermos nossa esperança e nossa ! É a esperança e a que nos ajudam a nos mover para frente.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

É uma virtude que apresenta várias dimensões. Numa perspectiva cristã, a hierarquia prática dos valores é: Em primeiro lugar, Deus (“amar a Deus sobre todas as coisas”). Em segundo lugar, os outros (a justiça, o amor, a caridade com o próximo). Em terceiro lugar, “eu” (meus interesses meramente pessoais e egoístas).

“As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade”.

A primeira virtude do filosofo, dizia Platão é o espanto, a curiosidade insaciável, a capacidade de admirar e problematizar as coisas.