Qual é a moral da história Alice no País das Maravilhas?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

4- Medos não devem se sobrepor aos sonhos. Adaptada para diversos formatos desde seu lançamento original, a jornada de Alice no País das Maravilhas nos revela, além das descobertas, o mundo de sonhos que jamais devemos deixar para trás, não importa a idade.

“Para sempre Alice” traduz em seu roteiro e imagens uma lição de amor e de superação, na medida do possível para quem sofre desta enfermidade e para todos aqueles com quem convive.

Coelho Branco
Quando passa no jardim, ele desperta a curiosidade da protagonista que embarca numa experiência que a altera para sempre. Na história, seguir o Coelho Branco parece ser uma metáfora para ir atrás do conhecimento e da verdadeira sabedoria.

Alzheimer

Alice é diagnosticada com Alzheimer familiar, um tipo raro da doença. Seu desafio diário então passa a ser um só: não se perder, nos lugares e em si mesma.

Interpretada por Julianne Moore, que ganhou um Oscar pela atuação, Alice tem apenas 50 anos quando é diagnosticada com Alzheimer. Os médicos descobrem que ela possui um tipo raro da doença, desencadeado por uma mutação genética dominante e hereditária.

É uma doença que traz um desgaste emocional e psicológico muito forte àqueles que estão ao redor do afetado e é com pequenas indicações de esquecimentos esporádicos que descobrimos os primeiros sintomas de Alice. Primeiro são palavras, apagões de consciência e compromissos que somem da cabeça de Alice.

porque ela estava curiosa em saber onde um coelho com roupas iria.

Naquela época, chapeleiros ou fabricantes de chapéus geralmente exibiam certos sintomas como fala arrastada, tremores, irritabilidade, timidez, depressão e outros sintomas neurológicos; daí a expressão “chapeleiro maluco”. Os sintomas foram associados à exposição ocupacional crônica ao mercúrio.

Sempre por perto da Rainha de Copas, ele está pronto para obedecer às ordens mais absurdas. Mas há algo de suspeito em sua lealdade. Afinal de contas, como um bom personagem do mau, ele está interessado mesmo é no poder.

O desfecho do filme é suave, mostra a finitude da vida, as escolhas, as perdas e principalmente a renúncia de uma das filhas para cuidar e acompanhar a mãe no estágio avançado.

A ALICE é uma organização sem fins lucrativos, que desde 1999 trabalha para revelar o que a sociedade não vê, defendendo o direito de todos à comunicação, à cultura, à arte e à convivência harmônica em uma sociedade sustentável.

Alice Howland (Julianne Moore) descobre que possui DA precoce apenas aos 50 anos, que passa a viver uma tênue linha entre vulnerabilidade e força/coragem.

No meio da história, Alice tem acesso ao cogumelo da Lagarta, que de um lado faz crescer e do outro, diminuir. E, assim, passa a controlar seu tamanho como lhe convém.

6) Quais alterações das funções cognitivas que Alice apresentou ao longo do filme? Perda de memória, linguagem, atenção, movimento, percepção e estresse.