Qual é a naturalidade do Rio de Janeiro?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A pessoa natural do Rio de Janeiro, coisas ou fatos a ela relacionados são chamados de carioca, palavra de origem tupi (kari´oka, casa de branco, de kara´i-branco e oka-casa).

Já no caso da naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade e Estado onde o cidadão nasceu.

O que é Carioca:
Quem nasceu na Cidade do Rio de Janeiro. Tem sua origem por causa do rio carioca que banha a cidade.

A naturalidade é um item obrigatório na cédula de identidade. Indica a cidade e o estado onde nasceu o portador (local que consta na certidão de nascimento). O termo também pode ser usado para indicar o local de origem ou local de proveniência de algo, por exemplo: “As peças de artesanato têm naturalidade mineira”.

A naturalidade é a terra onde nascemos (a aldeia, vila ou cidade). A nacionalidade refere-se ao país do nascimento. Por exemplo: se tiveres um amigo que tenha nascido em Madrid, ele é madrileno e tem nacionalidade espanhola.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

Naturalidade significa local de origem. Refere-se ao país, cidade, estado ou região original de algo. O termo costuma aparecer em um contexto de lugar de nascimento de uma pessoa.

1. Qualidade de natural. 2. Terra em que se nasceu.

2.1 Ordinária

  1. ter capacidade civil, segundo a lei brasileira;
  2. ter residência em território nacional por, no mínimo, 4 anos. ...
  3. comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e.
  4. não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

Certidão de nascimento brasileira. Certidão de casamento brasileira que conste a nacionalidade. Certificado de naturalização.

Quem nascia na capitania do Rio de Janeiro durante o período colonial (século XVI – século XVIII) era conhecido como “carioca”, em função do rio (mencionado acima) responsável por fornecer água potável à população.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas. Para ficar bem claro: CARIOCA é quem nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (antigo Estado da Guanabara);

Até mesmo muitos residentes da cidade e do estado do Rio de Janeiro costumam confundir a diferença entre os gentílicos carioca e fluminense. Na verdade, os cariocas são os nascidos na cidade do Rio de Janeiro, sendo esta a capital do estado fluminense.

Normalmente, o município de nascimento no RG está localizado no verso do cartão, logo abaixo da informação sobre a "Filiação" da pessoa (o nome dos pais). Como dito, comumente o termo usado é "naturalidade".

A partir do dia 27 de abril de 2017, os pais passaram a ter a liberdade de escolha da naturalidade do recém-nascido.

Quem vem ao mundo no estado de São Paulo é paulista. Quem nasce na capital é paulistano.

As espécies da nacionalidade são: a nacionalidade originária, primária ou involuntária e a nacionalidade derivada, secundária ou voluntária. A nacionalidade originária, primária ou involuntária dá-se de forma unilateral, ou seja, independente da vontade do indivíduo.