Qual é a nota mais grave Dó piano?

Perguntado por: vnogueira5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Ou seja, a Dó é um tom mais grave que a Ré. - Já as teclas pretas são as notas chamadas de acidentadas. Basicamente, elas tão meio tom acima da tecla branca que fica à esquerda dela e meio tom abaixo da tecla branca à direita.

Afinal com tantas teclas quantas notas existem? Há assim tantas notas musicais para decorar? Na verdade não. As notas musicais são só 12 e vão de Dó a Si.

Quando você toca o acorde de Dó maior no teclado observe que as notas que você vai utilizar são: Dó, Mi e Sol. Essas três notas juntas formam o acorde de Dó maior, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.

Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello. Explicando, um som com maior frequência é um som com vibrações rápidas que correspondem a um som alto, e um som alto é um som agudo.

Escala maior
A escala então seria sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol… Note como a mesma lógica foi seguida (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). No primeiro caso, formamos a escala maior de dó. No segundo caso, a escala maior de sol.

Lembrando que memorizando esses formatos podemos montar todos os acordes de violão, incluindo sustenidos e bemóis. Podemos fazer os acordes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, com sétima, todos sem pestana.

C = Dó Maior; Cm = Dó Menor.

A escala maior como régua do campo harmônico maior
É por isso que temos Dó Maior (C), Ré Maior (D), Mi Maior (E), Fá Maior (F), Sol Maior (G), Lá Maior (A) e Si Maior (B).

Nesse exemplo, utilizaremos a escala de Dó maior para construir o Campo Harmônico de Dó maior. Todos os acordes possíveis de serem formados com as notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, poderão ser usados em música que tem a tonalidade de Dó maior.

Ao todo, o piano possui 88 teclas, 7 oitavas e 1/4 de oitava. Seu mecanismo de funcionamento é acústico: quando as teclas são acionadas, existe uma peça chamada martelo que atinge as cordas e faz as notas vibrarem.

C (dó maior), G (sol maior), Am (lá menor), F (fá maior).

As notas do piano seguem um padrão de teclas pretas e brancas, com um grupo de duas teclas pretas próximas seguido por um grupo de três teclas pretas juntas. Esse padrão se repete ao logo do teclado e o utilizamos para identificar as notas.

A fundamental (nota que dá origem ao acorde) é representada pelo sistema de letras: A=Lá, B=Si, C=Dó, D=, E=Mi, F=Fá e G=Sol; A terça do acorde pode ser maior ou menor. Geralmente não se representa a terça maior, que fica subentendida no sistema de cifragem.

5 passos a seguir para cantar com uma voz profunda

  1. Relaxe seu rosto. ...
  2. Faça vocalizações. ...
  3. Mobilize sua respiração ventral. ...
  4. Circule o ar de seu corpo para melhorar sua respiração. ...
  5. Tome aulas com um professor de canto.

Sendo que, os graves, são frequências mais baixas, entre 20 e 300 Hz; os médios, são frequências intermediárias entre os graves e os agudos, indo de 300 a 5 kHz (5 mil Hertz); e os agudos, são as frequências mais altas, indo dos 5 kHz aos 20 kHz.

AFINAÇÃO PADRÃO DE UM BAIXO
Se você tiver tocando um baixo tradicional, você perceberá que ele possui apenas 4 cordas. A afinação padrão para este tipo de baixo é E, A, D, G (as mesmas que as notas mais graves de uma guitarra tradicional, só que uma oitava abaixo).

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

O Campo Harmônico de Dó Maior
Para ter uma referência de estudo, montando os 7 acordes da tonalidade de Dó maior, o resultado é o seguinte: C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim.

Acredita-se que o nome da nota ut mudou posteriormente para dó para facilitar a pronúncia. Alguns acreditam que sejam as duas primeiras letras de Dominus ("Senhor"). Antes da adoção da técnica de solfejo, as notas eram chamadas por letras, onde a nota dó corresponde à nota C.

Apenas modificando a terça, tornando-a uma terça menor (um tom e meio), você altera completamente o efeito do acorde, fazendo-o ficar mais triste ou melancólico.