Qual é a origem da manifestação cultural?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Ela é resultado da influência de diferentes povos. A diversidade cultural no Brasil é um fator que resultou das contribuições culturais que o país recebeu de diversos povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos, que auxiliaram na construção da identidade cultural brasileira.

Manifestação cultural é toda forma de expressão humana na qual o ser humano expressa a sua cultura, seja por meio de celebrações ou rituais, ou nas danças e festas.

Saberes, modos de fazer, celebrações, festas, lendas, danças populares, músicas, costumes, tradições, todas essas expressões são exemplos de um patrimônio que não pode ser tocado, mas que faz parte da história de um povo.

O termo “cultura” tem origem latina em cultura, surgindo no século XIII para designar uma parcela de terra cultivada. No século XVI representa a acção de cultivar e a partir de meados adquire um significado abstracto para designar o aperfeiçoamento de uma competência, capacidade ou vertente intelectual.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre e hoje existem vários tipos de arte que desenvolvemos para externalizar sentimentos e ideias. Os homens - e mulheres - das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam como forma de comunicação e atividade ritualística.

Foi na época do Paleolítico Superior que se descobriu as primeiras expressões artísticas, como a arte rupestre das cavernas de Lascaux (França) e Altamira (Espanha).

Os homens primitivos pintaram, no interior das cavernas e nas rochas, situações do cotidiano. Essas pinturas eram feitas com elementos encontrados na natureza e foram denominadas de Arte Rupestre.

Nesse sentido, os autores dos artigos não só assumem a função de disseminar o conhecimento, mas também de tornar mais perceptíveis aspectos da sociedade contemporânea, cujo reconhecimento pode conduzir a atitudes de aceitação ou de repúdio."

Nesse contexto, as manifestações culturais representam elemento fundamental quanto à preservação da identidade nacional e a noções de valorização das culturas populares, de forma com que abordá-los em contextos educativos torna-se necessário.

O carnaval é uma das manifestações culturais mais conhecidas no mundo todo.

Conheça algumas das principais manifestações artísticas

  • Expressões corporais. Certo, o termo pode soar um pouco mais para o lado da dança, mas, na verdade, expressões corporais também reúnem manifestações artísticas como o teatro e até mesmo o cinema. ...
  • Música. ...
  • Literatura. ...
  • Escultura.

Compreende-se por atividades artísticas e culturais trabalhos nas áreas de música, teatro, dança, performance, recitais de poesia, contação de histórias, etc., em formatos e dimensões condizentes com as condições físicas e técnicas da FURG.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.