Qual é a origem da palavra graça?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

O que significa CHARIS? É a sigla para o Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa "graça" e "carisma".

O Que é Graça de Deus? Graça é um favor ou uma benevolência que não merecemos. Por isso a teologia apresenta a definição clássica de graça como “favor imerecido”. Isso quer dizer que a graça de Deus é algo que recebemos d'Ele sem que tivéssemos o direito de receber.

O que é graça? É favor imerecido. Isso por si só nos torna totalmente dependentes de Deus, pois tudo que somos e temos provém dEle. Foi Ele quem nos amou primeiro e se entregou por nós na cruz, na pessoa de Seu Filho, Jesus.

A graça de Deus nos lembra que não estamos sozinhos, que somos amados incondicionalmente e que podemos confiar que Ele nos guiará ao longo do caminho. Com a graça de Deus, podemos experimentar a verdadeira alegria, paz e esperança, independentemente das circunstâncias.

Por meio do sacrifício expiatório, a graça do Senhor pode purificar-nos do pecado e ajudar-nos a nos aperfeiçoarmos por meio das tribulações, doenças e até mesmo “deficiências de caráter”. Somos santificados e justificados pela graça do Senhor.

A graça é, portanto, intrínseca à natureza, pois já no ato de criar o ser humano, Deus se dá a ele como graça incriada, como condição de possibilidade da transcendência humana, embora tal graça não se identifique com a natureza.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

Como o Novo Testamento foi redigido num grego tardio chamado koiné, o nome Yeshua Mashiach foi traduzido para Iesoûs ho Khristós, literalmente «Jesus o Ungido».

O que é Kadosh:
Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

kairos, que em português escrevemos kairós, tinha para os gregos o significado de "momento certo" ou momento oportuno. É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece. A palavra é usada em teologia para descrever o "tempo de Deus". Não é um tempo quantitativo, como khronos.

9 E disse-me: A minha agraça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na bfraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim chabite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo.

O “estado de Graça” é utilizado num sentido mais amplo para designar alguém que está no sentimento de plenitude e paz interior, com profunda gratidão pela existência, sem se deixar afetar profundamente por circunstâncias externas.

O que nos une ao Senhor não são nossos méritos, mas exatamente o caminho que Ele abriu pela graça. O que é graça? É favor imerecido. Isso por si só nos torna dependentes de Deus, pois tudo que somos e temos provém Dele.

O apóstolo Paulo descreve que ele possuía um espinho na carne, como mensageiro de Satanás que estava ali, como que a esbofeteá-lo. E Paulo então orou por três vezes pedindo: “Senhor, tire este espinho, afaste-o, Senhor”. Mas o Senhor não o tirou. Pelo contrário, disse a Paulo: “A minha graça te basta”.