Qual é a origem do cinismo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O termo Cinismo tem origem no grego kynismós, que significa "como um cão" e reflete a forma de vida dos adeptos dessa filosofia. Os filósofos cínicos eram identificados por possuírem apenas um manto dobrado como vestimenta, um bastão para auxiliar nas caminhadas e uma sacola para carregar algum donativo.

Surgiu por volta do século IV a.C. e foi associado a um grupo de filósofos que escolheram viver de acordo com a natureza, evitando os desejos convencionais de riqueza, poder e fama. O princípio central do cinismo era a busca da virtude de acordo com a natureza e a rejeição dos valores convencionais da sociedade.

Não o faz ser mais intelectual, irônico e satírico, e pode tirar anos de sua vida.

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.

Atitude de descaso pelas normas sociais: 1 descaramento, desfaçatez, desplante, desrespeito, insolência, hipocrisia, sarcasmo, mordacidade, falsidade, caradura, caradurismo, descaro, arrogância.

O cinismo como movimento iniciado em meados do século IV antes de Cristo e que perdurou até o século IV depois de Cristo tendo adeptos como Antístenes, de Atenas, Diógenes de Sínope entre outros que sobreviveram e estudaram todo os balizamentos do cinismo.

O cinismo é a verdade sem empatia. Os cínicos são amoralistas, mas na prática negam a amoralidade. Geralmente se apegam à objetividade.

Outros pensadores também difundiram o ceticismo, como Carnéades e Sexto Empírico, considerado a maior autoridade do ceticismo grego. Outros nomes do ceticismo antigo que se destacam são Enesidemo, Agripa e Antíoco de Laodicéia, filósofos que retomaram os conceitos céticos depois de Pirro.

ANTÍSTENES E A FUNDAÇÃO DO CINISMOBruno Karl MatsdorfMestrando em filosofia –IFCS/UFRJRESUMO: A fundação do movimento filosófico cínico temtradicionalmente sido atribuída a Antístenes de Atenas. Diógenes de Sinope, o mais conhecido filósofo cínico da antiguidade, teria se encontrado com Antístenes.

O cinismo é uma escola de filosofia que surgiu no século IV a.C. na Grécia antiga. Seus membros sustentam que viver de modo virtuoso é viver de acordo com a natureza. Isso significa deixar de lado as convenções sociais e seguir o que nossa natureza exige.

A palavra ceticismo vem do grego “sképsis” que significa “exame, investigação”. Atualmente, a palavra designa aquelas pessoas que duvidam de tudo e não acreditam em nada.

Em tempo: na Grécia Antiga, "cínico" tinha outro significado. Hoje, a palavra descreve um indivíduo "hipócrita, sem escrúpulos", "que se opõe enfaticamente aos padrões morais e sociais", "que tem procedimento imoral, sarcástico ou debochado" ou “que tem atitude de descaso".

Informações Básicas – sempre que conviver com uma pessoa falsa ou cínica, procure não lhe transmitir informações pessoais que ela não precise saber, fale somente de trabalho pertinente a ela. Também não faça comentários que possam ser usados contra você.

o cínico não reconhece a validade da norma moral. Ele faz exatamente aquilo que ele diz, só que o que ele diz pode ser um absurdo.” Compreendi, assim, que o hipócrita aceita as convenções sociais e fica envergonhado quando é pego em uma mentira.

Portanto, os cínicos rejeitavam a valorização dos bens materiais e consideravam qualquer tipo de culto a personalidades algo inócuo. Traçado esse panorama geral sobre a doutrina filosófica seguida por Diógenes, é possível analisar como era feito o enquadramento da honestidade nos preceitos cínicos.

O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.

Entretanto, isso ilustra bem os propósitos de Sêneca e revela uma das maiores diferenças entre o estoicismo e o cinismo. Enquanto o cinismo nega todo e qualquer tipo de luxo e opulência, o estoicismo acredita que tais coisas são indiferentes.

A forma correta de escrita da palavra é cinismo. A palavra sinismo está errada.

1ª) CÍNICO, com C, tem vários significados, entre eles alguém sem escrúpulos, desavergonhado, sarcástico ou que age com sarcasmo: “Além de mau-caráter, ele é muito cínico.” 2ª) SÍNICO com S refere-se a coisas ou pessoas provenientes da China, veja o exemplo: “Os produtos sínicos são muito bonitos e baratos”.

Sinônimo de falsidade

  • Qualidade do que é falso: 1 mentira, inverdade, invenção, inautenticidade, balela, lorota, ilusão, história, invencionice, patarata, peta. ...
  • Atitude de fingimento e hipocrisia: ...
  • Atitude criminosa para enganar alguém: