Qual é a origem do sobrenome Duarte?

Perguntado por: emorais4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Duarte é um sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome próprio Eduardo. A forma antiga de Eduardo é “Eduarte”, do francês Edouart, que veio da antiga língua anglo-saxônica Eadweard, onde ead significa bens ou riqueza e weard quer dizer guarda.

Brasão Família Duarte. Um dos brasões encontrados para a família Duarte é feito de um escudo partido em quatro. A primeira e a quarta parte possuem um grifo de ouro, enquanto a segunda e terceira são feitas de xadrez em vermelho e ouro. Por cima destas quatro partes se vê um novo escudo de prata com uma rosa vermelha.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Variante portuguesa de Eduardo. A forma Duardos, mais antiga, que se encontra nos romances medievais de cavalaria, não parece ter sido geralmente aceite como antropónimo cristão. Dom Duarte, o Eloquente, rei de Portugal.

As pessoas batizadas com este nome podem receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Claudinho, Dinho e Clau, por exemplo.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Assim que souber a grafia correta do sobrenome de sua família, é só procurar por um site como o Nomes e Brasões, que são especializados em Heráldica e podem te fornecer o brasão de sua família sem custos.

O campo de estudos dos brasões chama-se heráldica e sua confecção original segue regras estritas, as leis heráldicas. Para o ato de desenhar brasões deu-se o nome de "brasar" e aos responsáveis por esses desenhos, "heraldistas".

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Então confira uma lista com os sites que podem te ajudar a montar sua árvore genealógica.

  1. FamilySearch. ...
  2. MyHeritage. ...
  3. Ancestry. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Geneanet. ...
  6. Genoom. ...
  7. Geni.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Mas não, é verdade mesmo. A nadadora azeri Maryam Sheikhalizadehkhanghah, de 17 anos, tem o sobrenome mais logo das Olimpíadas de Tóquio, com 22 letras, em uma confusão de vogais e consoantes que torna difícil até mesmo a pronúncia como palavra.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas.

O primeiro lugar do ranking fica com a Casa de Saud, que comanda a Arábia Saudita desde 1744.

O maior legado da família Médici é a cultura que eles inspiraram na Itália durante o Renascimento. Eles foram grandes mecenas da arte e da cultura, e isso resultou em uma época de grande florescimento intelectual na Itália.