Qual é a palavra derivada de rosa?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O substantivo “rosal” é derivado do substantivo primitivo “rosa”.

Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: território (do substantivo primitivo terra)

Relativamente à palavra lixo, pode considerar-se como palavras da sua família as palavras lixoso, lixeira, lixeiro e lixento. Também se pode considerar a palavra composta caixote do lixo como pertencente à família de lixo.

O substantivo derivado de folha são palavras que tem sua origem a partir da palavra “folha”, nesse caso, são substantivos derivados as palavras: folhagem, folhetim, folheto e folhinha.

Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria. Exemplo disso é a palavra “desinchar”, que é derivada de “inchar”.

Na derivação, uma das formas mais simples de formar palavras é acrescentando prefixos e sufixos, por exemplo: solar. A palavra solar é formada através da junção de um sufixo ao radical: sol é o radical e -ar é o sufixo.

Explicação: O substantivo derivado de rei é "Reinado".

— filho: afilhado, perfilhar.

Tem os derivados Pedrada, Pedrado, Pedrados, Pedraído, Pedrainho, Pedrais, Pedral, Pedralhos, Pedrança, Pedranceira, Pedrancha, Pedrão, Pedraria, Pedrarias, Pedras, Pedreda, Pedrega, Pedregães, Pedregal, Pedreganejo, Pedrego, Pedregões, Pedregosa, Pedregosinha, Pedregoso, Pedregueira, Pedregulhais, Pedregulho, ...

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

frutaria

Um substantivo derivado de “fruta” é “frutaria”.

Por exemplo: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha) e arvoredo (derivado de árvore).

Portanto, os substantivo derivados de “laranja” são: laranjada, laranjão, alaranjado, laranjinha, laranjeira, etc.

Além da forma chapéu, existem outras: chapeuzinho, chapelinho, chapelão, etc.

Fogueira, fogaréu, fogoso, fogosa.

O principal produto derivado da banana produzido no Brasil é o purê, correspondendo a 55% do total de produtos industrializados, sendo exportado para o Japão, Estados Unidos e Europa. Também são produzidos, em quantidades consideráveis, a bananada (20%), banana-passa (13%), flocos (10%) e chips (2%).

O açúcar que usamos todos os dias em nosso café ou em nossos bolos é a sacarose, extraída, aqui no Brasil, da cana-de-açúcar. Outros compostos que pertencem à mesma família de sacarídeos, como glicose, frutose, dextrose e polióis, também têm um sabor adocicado. Estes são produtos derivados do açúcar.

São eles:aguinha,aquífero,aguaceiro e aguardente.

cheiro,aroma,olor (poét.),eflúvio,fragrância,emanação,exalação,vapor,essência,extrato,trescalo;quinta-essência,substância;nidor,bafio,redolência,graveolência,olfato,hiperosmia,pituitária,narícula,narigueta,narina,beque,nariz,olfação,impressão olfática,faro,farejo,vibrissas;(ciência dos aromas) osmologia.

Nesse sentido, são consideradas palavras derivadas aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da junção de prefixos e/ou sufixos ao radical das palavras primitivas.

Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical. Consiste também no acréscimo de um prefixo e um sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com o outro.