Qual é a palavra mais forte de tristeza?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Decepção

  • depressão;
  • desespero;
  • dor;
  • mágoa;
  • pesar;
  • angústia;
  • luto;
  • descrença;

Que não está contente; que tem saudades; aborrecido; desgostoso ou penalizado: aquele comportamento me deixou muito triste; não estar perto dela é muito triste. Que ocasiona sofrimento; doloroso.

A pessoa depressiva apresenta tristeza intensa, falta de energia e de interesse por atividades cotidianas e prazerosas.

Trata-se de um coloquialismo, já que é tristíssimo a forma a utilizar nos registos corrente e formal. A forma tristérrimo deve ter surgido por analogia com "paupérrimo", forma adequada em todos os registos do português, a par de pobríssimo.

Um número 2 vivido negativamente traz consigo a melancolia, a tristeza e a facilidade de depressão.

Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”. Esse versículo mostra a preocupação de Jesus Cristo conosco, pois Ele sabia que, muitas vezes, nossa vida seria como uma roda, em que poderíamos passar dois anos bem e dois anos mal.

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

A tristeza pode se apresentar em diferentes graus de intensidade, variando desde a tristeza passageira, que normalmente dura alguns minutos ou horas, à tristeza profunda, que pode persistir por vários dias ou semanas, além de ser um sinal de problemas mais complexos, como a depressão.

#1 – O que é tristeza? A tristeza é um sentimento ou emoção absolutamente comum entre nós seres humanos. Ela tem por característica a falta de ânimo para a realização das tarefas diversas. Também a falta de alegria perante as coisas da vida e outras emoções de insatisfação são características comuns.

Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Na depressão, ocorre uma alteração no funcionamento do cérebro: algumas regiões são desligadas e outras superativadas. Em consequência disso, ocorrem várias mudanças nas emoções, formas de pensar (a pessoa passa a focar no negativo) e autoestima, o corpo fica mais sensível à dor e aos desconfortos.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Lágrimas e mais lágrimas e mesmo assim não consigo expulsar esta tristeza do meu coração! Cansei de fingir que estou de bem com a vida! Eu estou é chateada, farta e cansada de tudo! Poucos entendem que por trás de um sorriso às vezes está um coração amargurado.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11, 28-30).

É uma forma de dizer que alguém está deprimido ou triste.

adjetivo [Gíria] 1 Deprimido: Hoje estou meio deprê. Depressivo: O filme é totalmente deprê.

1 Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor. 2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.

A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.

O número cinco é ainda o símbolo do Homem e do Universo, da ordem, da perfeição e dos cinco sentidos. Sendo o número que está no meio do algarismo nove e também a soma dos primeiros números par e ímpar, o dois e o três, o cinco é desde Pitágoras considerado o numero da união, da harmonia e do equilíbrio.

(II Coríntios 7:10) A tristeza segundo Deus é um dom do Espírito. É o profundo reconhecimento de que nossas ações ofenderam a nosso Pai e nosso Deus.