Qual é a posologia?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Posologia: é a forma de utilizar os medicamentos, isto é, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia. Exemplo: Paracetamol 100mg/ml, via oral, um frasco, tomar 20 gotas de 8 em 8 horas por três dias.

A bula é um informativo que acompanha os medicamentos e que contém tudo o que é preciso saber sobre o remédio como indicações, dosagem/posologia, efeitos colaterais, contraindicações, advertências, precauções e armazenamento.

A posologia é indispensável porque auxilia o paciente a entender como fazer o uso do medicamento corretamente, como horário, via de administração, entre outros.

1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. Não ultrapassar estes limites. Não há estudos dos efeitos de Dorflex administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral.

A dose oral para adultos é de 20 mg, administrada uma vez ao dia antes do café da manhã, durante 2 a 4 semanas no caso de úlceras duodenais e durante 4 a 8 semanas para úlceras gástricas e esofagite de refluxo. Na profilaxia de úlceras duodenais e esofagite de refluxo recomenda-se 10 ou 20 mg antes do café da manhã.

Unidades medidas de medicamentos
Litro: unidade de volume; sua milésima parte corresponde ao ml, logo, 1000ml é igual a 1l; dependendo do diâmetro do conta-gotas, 1ml corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas.

Logo se o medico prescreveu 500 mg, deve ser administrado so 5 ml e não 10 ml.

Na receita médica está escrito “tomar 1 comprimido, por via oral, a cada 8 horas por 7 dias”. Vamos entender o que foi prescrito: 8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1 = 3 comprimidos por dia. 3 comprimidos por dia x 7 dias (de tratamento) = TOTAL = 21 comprimidos.

Como tomar ivermectina? Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água. Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

Comprimido: A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.

candidíase vaginal: dose única de 150 mg. candidíase oral: 50 mg, em dose única diária, durante 7 a 14 dias. Em infecções mais resistentes, a dose pode ser aumentada para 100 mg por dia. Tinea pedis; Tinea cruris; Tinea corporis: 150 mg, em dose única, uma vez por semana, durante 2 a 6 semanas.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.

Administrar na hora exata indicada ou dentro de 30 minutos antes ou após o horário aprazado. Medicamentos prescritos com frequência maior do que uma vez ao dia, mas menor do que seis vezes ao dia (a cada 4 horas).

O que é melhor, Torsilax ou Dorflex? Torsilax é mais potente que o Dorflex, pois além de atuar como anti-inflamatório, também é analgésico e relaxante muscular.

Quem tem pressão alta pode tomar Dorflex®? Não há contraindicação em bula para o uso de qualquer apresentação de Dorflex® por pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial.