Qual é a principal característica da espiritualidade?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A espiritualidade tem relação com valores e significados: “o espírito nos permite fazer a experiência da profundidade, da captação do simbólico, de mostrar que o que move a vida é um sentido, pois só o espírito é capaz de descobrir um sentido para a existência” (2005:138).

afirmam que a espiritualidade pode ser compreendida como o “coração e alma” da religião, podendo ser expressa fora, por exemplo, na fé pessoal e por aqueles que não são formalmente religiosos.

Espiritualidade deriva do termo latino spiritualis que, por sua vez, advém da palavra grega pneuma (espírito).

Basicamente, o papel da espiritualidade na vida de uma pessoa é dar sentido para a própria existência. Nesse sentido, podemos considerar como exemplos a prática religiosa, mas também a busca pelo bem, o sentido que se dá às coisas, aos sentimentos, às conquistas, à vida de modo geral.

Pois bem, o que se entende como essência na inteligência espiritual é a combinação de características que cada um de nós carrega em si, derivadas da “partícula Deus” que carregamos no nosso DNA.

Inclinação para uma vida religiosa: 1 misticismo, beatitude, religiosidade. Santidade: 2 virtude, sublimidade, elevação, santidade, transcendência.

crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que conserva sua individualidade após a morte, abstração feita da crença nos Espíritos. É o oposto ao materialismo. Quem quer que acredite que em nós nem tudo é matéria é espiritualista; mas não se segue por isso que admita a doutrina dos Espíritos.

A espiritualidade manifesta-se como religiosa, quando essa transcendência repercute de tal forma na transformação da vida da pessoa que o experimentado não se explica apenas por forças contidas na interioridade da pessoa, mas é sentido como a presença de um absoluto, identificado como Deus.

5 dicas para você desenvolver a sua espiritualidade

  1. O que é espiritualidade? Para mim, nada mais é do que você estar conectado com algo mais amplo, algo maior. ...
  2. Leitura. Uma forma de estar conectado com sua espiritualidade é o hábito de leituras sobre o gênero. ...
  3. Natureza. ...
  4. Meditação. ...
  5. Cuide do seu corpo. ...
  6. Oração.

Espiritualidade, aqui, significa apropriação do espírito, quer dizer, viver a existência desde a perspectiva ou abertura do espírito enquanto sintetização dos elementos constitutivos da ontologia do homem.

Espírita, o Espírito passa a viver associado às mentes que lhes são afins, em outra dimensão da vida conhecida como mundo ou plano espiritual, que (...) é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. das inteligências incorpóreas.

O termo espiritualidade vem do latim spiritus ou spirituali, significa sopro, respiração, ar ou vento, e nela se reflete a busca de significados, de conceitos que transcendem o visível, num sentido de conexão com algo maior que si próprio, incluindo ou não a participação religiosa (Guimarães; Avezum, 2007).

Continue aproximando e distanciando suas mãos lentamente, concentrando na sensação de um "balão" imaginário entre suas mãos até que sinta a resistência, agora você está sentindo sua aura. Você pode começar a distanciar suas mãos, e em seguida aproximá-las um pouco para criar um balão maior.

A espiritualidade é uma parte complexa e multidimensional da experiência humana, com base inerente de cada pessoa do significado e do propósito de vida, encontrada em todas as culturas. A consideração do ser humano de forma integral, representa um aspecto importante da formação dos profissionais da saúde.

Para Giovanetti, o termo “religiosidade” “implica a relação do ser humano com um ser transcendente”, ao passo que o termo “espiritualidade” “não implica nenhuma ligação com uma realidade superior” (2005:136). Para esse autor, a espiritualidade significa a possibilidade de uma pessoa mergulhar em si mesma.

A espiritualidade diminui a ansiedade, a depressão e o estresse. É uma importante aliada da saúde mental e, consequentemente, da saúde física. O suporte social da religião, especialmente para quem frequenta alguma congregação, também traz benefícios.

A espiritualidade cristã
No cristianismo partilhamos do mesmo princípio. Crescer na graça divina e se aproximar de Deus é também um exercício diário de estudo e reflexão. Por isso, quem deseja seguir pelo caminho de Jesus, ouvir a sua palavra é uma prática fundamental.

Crescer espiritualmente requer que enxerguemos além de nossos próprios interesses e ampliemos nosso modo de ver as coisas. Devemos não somente nos desfazer do egoísmo mas, às vezes, deixar de lado coisas que desejamos muito, para compreender o ponto de vista do Pai Celestial.

Quintessência (quinta essência) é uma alusão à Aristóteles, que considerava que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar e fogo-, mais um quinto elemento, uma substância etérea que permeava tudo e impedia os corpos celestes de caírem sobre a Terra.