Qual é a principal função do VDC e como ele atua?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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No mesmo, comparam-se os parâmetros do percurso pretendido e do percurso real do veículo. Se estes diferirem, o binário do motor é limitado e as rodas são abrandadas individualmente. Isto ajuda o carro a regressar à direção pretendida e a recuperar a aderência rodoviária.

Controle de tração e estabilidade trabalhando juntos
Ao passo que, o sistema de controle de tração limita a patinagem das rodas, o sistema de controle de estabilidade regula a trajetória da roda e o ABS permite o funcionamento pleno de ambos os sistemas, o seu carro possui recursos essenciais para a sua segurança.

O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.

- PROCESSO DE CONTROLE: É constituído de quatro etapas: estabelecimento de objetivos ou padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com os padrões e ação corretiva para corrigir desvios ou erros.

Sistema composto por: – Componente que deve ser controlada: Processo ou Planta; – Componente que determina o controle: Controlador; – Componente que realiza o controle: Atuador; – Componente que monitora o sistema: Realimentador.

Já o controle de tração – chamado TC e TCS – é capaz de identificar se as rodas giram em falso durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor.

O sistema de controle de tração também é acionado em situações de aquaplanagem na estrada e sobre terrenos com presença de neve ou gelo. Sempre que o controle é acionado uma luz que indica o seu funcionamento vai aparecer no seu painel de controle.

Quando e como deve ser usado? O desligamento do controle de tração deve ser usado em situações off road em que o carro não encontra tração suficiente para transpor um terreno ou obstáculo.

O conjunto de suspensão é o principal sistema que garante a estabilidade do veículo.

Com o controle automático de descidas, por exemplo, o motorista não precisa pisar no acelerador nem no freio para manter uma velocidade constante em declives acentuados, basta apertar um botão no console – veja o vídeo.

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

para aprimorar a segurança e dirigibilidade, como o trio de salva-vidas eletrônicos formado pelo sistema antitravamento dos freios (ABS), controle eletrônico de tração (ASR) e programa eletrônico de estabilidade (ESP) – este último passará a ser obrigatório para 100% dos veículos leves novos no Brasil em 2022.

Em resumo, torque é força, é o que permite ao carro acelerar, retomar velocidade mais rapidamente, ou carregar peso. Já a potência é a rapidez com que se executa um trabalho, o que permite ao carro atingir altas velocidades.

Com essa finalidade, podemos citar os sistemas ABS (Anti-lock Braking System), ASR (Anti Slip Regulation), ESP (Electronic Stability Program), AEB (Autonomous Emergency Braking), TVC (Torque Vectoring Control) e outros equipamentos que melhoram o controle do veículo.

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