Qual e a química do corpo humano?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Considerando a composição química do corpo humano, é possível afirmar que quase 99% de toda a massa de um ser humano padrão é composta por apenas seis elementos químicos distintos: oxigênio, carbono, hidrogênio, cálcio e fósforo.

Para começar, entre os mais de 90 elementos químicos que ocorrem naturalmente, apenas 30 são essenciais para os organismos vivos. Podemos destacar os átomos de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, enxofre e fósforo os quais participam com um total de 99% da massa da maioria das células!

Dentre os 116 elementos químicos presentes na tabela periódica, no mínimo 60 estão presentes no corpo humano, com finalidades ainda pouco conhecidas. Alguns desses elementos químicos são considerados essenciais para a vida, responsáveis por manter o equilíbrio nutricional do organismo.

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.

As principais substâncias do nosso organismo geradoras de bem-estar, a serotonina, a endorfina, a dopamina e a ocitocina, são neurotransmissores produzidos pelos neurônios e têm a função de enviar informações para outras células do corpo.

Sendo assim, a resposta para a nossa pergunta é: sim, nosso corpo produz eletricidade. Esta eletricidade, que no caso é denominada de bioeletricidade é visualizada com muita facilidade através de um eletrocardiograma ou do eletrocenfalograma.

carboidratos

Cada parte do corpo tem sua função essencial e, para se fazer toda a engrenagem funcionar corretamente, é necessário o combustível certo! Logo, para o nosso organismo, as principais fontes que fornecem energia para o corpo, são os carboidratos e gorduras.

As reações responsáveis pela quebra ou formação de ligações entre átomos se fazem presentes dentro de nosso corpo, estão nas células e a partir delas é que a estrutura corporal é construída.

a nossa vida, são eles, o Cálcio, o Cloro, o Cobalto, o Cobre, o Cromo, o Enxofre, o Ferro, o Flúor, o Fósforo, o Iodo, o Magnésio, o Manganês, o Molibdênio, o Potássio, o Selênio, o Sódio e o Zinco.

Estima-se que 98% dos elementos químicos que compõem os seres vivos são de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.

O oxigênio é muito importante para a existência da vida no planeta Terra. Além de ser estudado pela química, o elemento é fundamental para a biologia. Afinal, humanos e outros seres aeróbicos necessitam do gás para a respiração celular e, consequentemente, a produção de energia.

O esmalte dos dentes é uma barreira protetora que envolve a parte visível do dente. É composto por minerais fortes, incluindo fosfato de cálcio. O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano. O esmalte saudável é resistente a bactérias que causam a cárie.

O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas. O esqueleto humano é essencial para a nossa sobrevivência, garantindo, por exemplo, a proteção de órgãos internos.

Visão natural. Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar. Essa expressão refere-se ao que seria essencial à vida humana no planeta.

Podemos apontar com mais ou menos facilidade para algo que está vivo, mas já não é tão fácil definir a vida. A água, o ar, a terra e o fogo fazem parte da vida e constituem-na, mas não são vida. Olhando a partir do nosso umbigo, a vida é o período entre o nascimento e a morte.

A teoria da evolução química diz que o primeiro ser vivo surgiu por meio do arranjo químico de moléculas simples, aliado a condições ambientais favoráveis. A partir disso, essas moléculas foram se organizando até dar origem a estruturas metabólicas com a capacidade de autoduplicação.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.