Qual é a rã mais perigosa do mundo?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Phyllobates terribilis

Considerada um dos animais mais venenosos do mundo, a rã dourada surpreende pelo tamanho bastante diminuto: ela tem em média apenas dois centímetros e meio de comprimento. Contudo, o veneno tem o potencial de matar até dez seres humanos adultos.

Se for utilizar as mãos, posicione-se atrás da rã. Elas geralmente possuem um bom campo de visão, mas não conseguem virar a cabeça para olhar o que está atrás. Como será necessário agir com cuidado e sorrateiramente chegar atrás dela (ao usar as mãos para pegá-la), a abordagem por trás é a melhor escolha.

O coaxo dos anfíbios anuros, em termos científicos, é chamado de vocalização. Na grande maioria das vezes, é o macho quem vocaliza e esta é uma forma de defender territórios e atrair fêmeas e, principalmente quanto à primeira, é também uma forma de economizar energia.

Pertencente à família Ranidae, a rã é um dos anfíbios mais conhecidos no Brasil.

A carne de Rã é considerada um alimento refinado por ser bastante delicada. É saborosa e muito nutritiva, pois possui grande quantidade de proteínas, baixo teor em gordura e colesterol. Fica excelente preparada na churrasqueira ou também grelhada em frigideira.

Apesar de sua aparência não ser muito bonita, os sapos são essenciais para o ecossistema, pois controlam pragas. Sendo assim, não mate esses anfíbios, pois eles são extremamente importantes!

Sapos são componentes muito importantes nas cadeias e teias ecológicas. Atuam como agentes controladores de população de insetos e outros invertebrados, impedindo a proliferação de pragas e epidemias, como da dengue, por exemplo. Além disso são parte da dieta de répteis, aves e mamíferos.

A pele dos anfíbios é um dos principais órgãos responsáveis pela respiração cutânea. Quando em contato com o sal, a pele do sapo perde parte da sua umidade e da sua capacidade respiratória, deixando-o desidratado e causando asfixia. Essa prática cruel é considerada criminosa pela Lei Federal nº 9.605/98, Art.

Os anfíbios adultos também são o alimento de muitas espécies de répteis como Cobras, Lagartos e Cágados.

Outra característica comum são suas cores: sua pele é brilhante e colorida para alertar os predadores. Este sistema de alerta funciona tão bem que existem outras rãs que não têm veneno e que desenvolveram cores vivas para assustar os predadores.

fobia de sapos é batracofobia, que significa medo da família de anfíbios, incluindo sapos, rãs, salamandras etc. O medo de sapos é especificamente chamado Bufonofobia.

No caso da rã-touro, os impactos incluem a competição por recursos, como alimento, com as espécies nativas. A espécie norte-americana é ainda um predador voraz, podendo comer não apenas outros sapos como cobras, aves e mesmo pequenos mamíferos.

Na presença de uma ameaça ou estímulo, e caso não haja outra maneira de se proteger, a rã infla os pulmões, abaixa a cabeça e cerra as pálpebras, levantando a parte posterior do corpo, dando a impressão de que é um animal maior que está olhando para o predador em potencial.

De acordo com pesquisas realizadas pelos norte-americanos, os alimentos vivos preferidos das rãs são ordenadamente os seguintes: girinos, pequenos peixes, insetos e larvas. Se passarmos a alimentar as rãs com girinos e trocarmos para pequenos peixes, elas deixam de comer os peixes momentaneamente.

Atualmente, a carne de rã é encontrada no varejo, a preços que oscilam entre 15 e 40 reais o quilo.

Com apenas 2,5 centímetros, a pequena -dardo-venenosa-dourada (Phyllobates terribilis) não é apenas o sapo mais venenoso do mundo, como também aparece na lista de animais terrestres mais perigosos.

A carne de rã é rica em vitaminas e sais minerais, com quantidades significativas de cálcio, ferro e potássio. Outra característica é que se trata de um alimento com baixo teor de gordura. Além disso, é de fácil digestão. Nutricionistas apontam, contudo, que além do caldo, é indicado ingerir também a carne da rã.

A carne de rã tem valor comercial e é considerada mais saudável em valor nutricional quando comparada com a de frango e a bovina, por conter menos colesterol e ser rica em proteína.