Qual e a regra do s?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 16 votos

O uso do S ou do SS é um assunto que causa bastante dúvida na escrita da língua portuguesa. Escrevemos com apenas um S quando estiver no começo ou no final da palavra, quando tiver som de /S/ após uma consoante e quando tiver com de /Z/ entre duas vogais. Escrevemos com SS quando tiver som de /S/ entre duas vogais.

* Hoje, vamos estudar as letras e as combinações de letras que representam o som de S: S, SS, C, Ç e SC.

Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i. Por exemplo: centeio, peraltice, tencionar, cinto.

no meio de duas vogais. então se o som do s ele aparece forte e ele está no meio de duas vogais.

Professor Pasquale explica que a grafia do nome do país em inglês imita aquela utilizada pelo próprio Brasil em tempos distantes. Em cédulas antigas do período imperial, lembra o linguista, estava escrito 'Império do Brazil'. A letra s apenas substituiu z no último século.

1a) O som de “z” entre vogais deve ser grafado sempre com a letra “s”. Isso não é verdade: azar, prazer, gozar, granizo... 2a) Que a letra “s” só representa o fonema “z” quando fica entre vogais.

De acordo com o professor de Português do curso QG do Enem Raphael Torres, há registros de grafia do termo "gasolina" com "z" desde pelo menos 1930. Ele explica que, em 1971, houve um acordo ortográfico onde diversas palavras escritas com "z" migraram para o "s", inclusive a própria "gasolina".

1- Usa-se S com som de Z entre duas vogais. Exs.: crise, aviso, empresa, raposa, tesouro. - Exceção para as palavras terminadas em EZA, derivadas de um adjetivo. Exs.: lindeza, rudeza, sutileza, moleza, clareza.

É o caso da letra 'p', que é sempre pronunciada como /p/ em, por exemplo, palavras como paz, capa, ou o caso das letras 'ss', que correspondem sempre ao som /s/ como, por exemplo, nas palavras massa, osso.

sc – descendência, descer, crescer. sç – cresço, nasço, desça. xc – exceto, excelência, excerto. xs – exsuar, exsudar.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].

Uso da letra G
A letra G é usada nas palavras: terminadas em “-agem”, “-igem” ou “-ugem”: aragem, vertigem, ferrugem etc. Exceções: pajem, lambujem. acabadas em “-ágio”, “-égio”, “-ígio”, “-ógio” ou “-úgio”: pedágio, régio, prestígio, relógio, refúgio etc.

A palavra de 29 letras anticonstitucionalissimamente é considerada a mais longa palavra portuguesa não técnica, e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição. Doente diagnosticado com silicose.

Usamos apenas um R entre uma vogal e uma consoante. Exemplo: genro – enredo – enrolar. Entre vogais usamos RR quando o som é forte. Exemplo: carro – ferradura – carroça.

Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'. Percebeu que entre as letras 'A' e 'I' saem dois sons/fonemas diferentes da sua boca?

Seria mais ou menos assim: /'sapu/, esta é a representação de cada fonema da palavra (veja aqui alfabeto fonético). Dizemos que uma criança possui Consciência Fonêmica se a criança, quando lhe é apresentada oralmente a palavra sapo, é capaz de segmentá-la em seus quatro fonemas constituintes; /s/, /a/, /p/ e /u/.

O termo “mecher” está errado de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. O verbo “mexer” tem origem no termo latino “miscere”, cuja pronúncia tem o mesmo som chiado da forma atual (algo como “mixêre”).

Brazil np. O Brasil é conhecido como o país do samba e do carnaval. Brazil is known as the country of samba and carnival.

Brasil é conforme a língua portuguesa, Brazil é na língua inglesa.

Em 1945, então, Brasil e Portugal entraram em um acordo para que a grafia oficial fosse reconhecida utilizando a letra "s".