Qual e a relação entre a água não potável e água contaminada?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Deste modo, quando uma água é considerada como não-potável, isso significa que ela não está apta ao consumo humano ou animal, por haver algum tipo de contaminação, que pode ser por elementos químicos, tóxicos, excrementos, terra, dentre outros, o que gera danos à saúde.

A água é considerada potável quando pode ser consumida pelo ser humano. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Água tratada é aquela da qual foram eliminados os agentes de contaminação que possam causar algum dano à saúde, tornando-a potável.

A falta de água nas torneiras e a redução da pressão na distribuição impactam de forma negativa na saúde com aumento de doenças como a hepatite A, cólera, e principalmente diarreia, alertam os especialistas ouvidos pelo R7.

Água não potável (nonpotable water / service water)
Aquela em que os parâmetros de qualidade estabelecidos para a água potável são reduzidos, ou seja, não é própria para consumo humano. Pode ser usada para diversos fins, como jardinagem, lavagem de carros e descarga de bacias sanitárias, dentre outros.

Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.

Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes – como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. A água potável é aquela própria para consumo, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto ou cheiro.

A água laranja ou vermelha (coloração acentuada) é inadequada. É importante saber qual substância ou material que está provocando a característica, como, por exemplo, solo ou ferro de encanamentos.

Para os seres humanos, a ingestão de água potável é capaz de prevenir doenças, além de trazer diversos benefícios como regular a temperatura corporal, facilitar a digestão de refeições, auxiliar na absorção de nutrientes presentes nos alimentos e na eliminação de substâncias tóxicas do corpo, principalmente através da ...

Podemos definir a água como um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insípido. Além do estado líquido, esse recurso pode ser encontrado também no estado sólido, constituindo as geleiras e neves, e também no estado de vapor, encontrado no ar e constituindo as nuvens e a neblina.

Ela é um dos recursos naturais mais abundantes de nosso planeta, indispensável para a sobrevivência de milhares de seres vivos. Estima-se que 71% da superfície da Terra é coberta por água em seu estado líquido. Desse total, apenas 3% representam os corpos de água doce, adequados para o consumo humano.

A falta de água potável leva também a uma higiene e saneamento deficientes, o que aumenta ainda mais o risco de doenças. Impacto no meio ambiente: a escassez de água potável conduz ao esgotamento dos recursos hídricos disponíveis, à perda de biodiversidade e a danos nos ecossistemas.

A utilização de água potável, por exemplo, é vista como o fornecimento de alimento seguro à população. O sistema de esgoto promove a interrupção da cadeia de contaminação humana. Já a melhoria da gestão dos resíduos sólidos (lixo), reduz o impacto ambiental e elimina ou dificulta a proliferação de vetores de doenças.

Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde. O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano.

Como saber se a água está contaminada

  1. Parece suja, turva ou com lama;
  2. Possui algum cheiro;
  3. Nota-se pequenas partículas de sujeira em suspensão na água;
  4. Não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada, alaranjada ou amarronzada.

As 5 principais doenças transmitidas pela água

  1. Ascaridíase. Popularmente conhecida como lombriga, essa verminose é caracterizada pela infestação do Ascaris lumbricoides, que se instala no intestino. ...
  2. Cólera. ...
  3. Leptospirose. ...
  4. Hepatite A. ...
  5. Febre tifoide.

Uma das principais medidas para prevenir o aparecimento de doenças é não utilizar ou ingerir água de poços, fontes ou minas, que foram invadidos por alagamentos ou enchentes. A água não deve ser aproveitada sem um prévio tratamento por fervura ou por hipoclorito de sódio a 2,5%.

Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.