Qual é a Serra mais alta do Estado do Rio de Janeiro?

Perguntado por: rvasconcelos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Pico das Agulhas Negras

Em seus 2.792,66 metros de altitude, o Pico das Agulhas Negras é considerado o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e o sexto pico mais alto do Brasil. A montanha faz parte da cordilheira da Serra da Mantiqueira e está localizada na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é o maior monolito (bloco único de rocha) à beira mar do mundo, como também uma das montanhas mais altas do mundo junto às margens de um oceano, com 842 metros de altitude.

Pico da Neblina

Pico da Neblina: conheça o ponto mais alto do Brasil e saiba como chegar lá! Também chamado de Yaripo pelos índios Yanomamis, o Pico da Neblina está localizado na Amazônia e é a montanha mais alta do Brasil. Sua altitude é de 2.993,78 metros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conheça os 5 picos mais altos do Brasil

  • Pico 31 de Março. O Pico 31 de Março é o segundo ponto mais alto do Brasil, também localizado na serra do Imeri na fronteira com Brasil e Venezuela, assim como o Pico da Neblina, ficando 687 metros de distância um do outro. ...
  • Pico da Bandeira. ...
  • Pedra da Mina. ...
  • Pico das Agulhas Negras.

33 montanhas em Rio de Janeiro - RJ
Imponente formação rochosa que nos instiga a desbravar cada pedacinho, cada pedra, cada vista....

Morro do Corcovado

Morro do Corcovado
O pico de 710 m tem esse nome devido à forma de corcunda e abriga uma estátua famosa, uma trilha e um mirante.

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais desafiadora do Rio de Janeiro. Para chegar até lá é preciso muita coragem para encarar a temida carrasqueira, um enorme paredão de pedra que exige técnica e muito cuidado para ser transposto. A trilha é pesada, com duração de 2 a 3 horas de subida íngreme.

Infelizmente, há muitos que se aventuram nessa trilha sem condicionamento físico, sem conhecimento dos trechos, sem equipamento de segurança e sem roupas e calçados adequados. Os trechos de subidas e descidas íngremes exigem escalaminhada e cuidado extremo, tento em vista que um erro ou deslize podem ser fatais.

Cachoeira da Neblina

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
Aqui está a maior queda d'água do país, a Cachoeira da Neblina, com os seus impressionantes 450 metros de altura. A cachoeira está localizada nas nascentes do Rio Soberbo, na parte alta do maciço da Serra dos Órgãos, entre os municípios de Teresópolis e Petrópolis.

cachoeira Conde D'eu

Qual a maior cachoeira do Rio de Janeiro? A maior cachoeira do Rio de Janeiro é a cachoeira Conde D'eu, localizada no Sumidouro, considerada a maior queda livre em todo o estado. A queda d'água tem 127 metros e grande volume de água.

Serra do Rio do Rastro

1. Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina) Quando o assunto são curvas, a rodovia SC-390 está no top do ranking de estradas do Brasil mais desafiadoras. Ao todo são 283 curvas onde você tem que praticamente “costurar” a serra.

Campos do Jordão

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções. Agora imagina contemplar o pôr do sol nessa cidade?

Maior do Brasil
Já o maior monólito do Brasil é a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro: são 844 metros de altitude. Outros monólitos no país são Pão de Açúcar (Rio), Pedra do Baú (São Paulo), Pedra da Galinha Choca (Ceará) e Serra do Jatobá (Paraíba).

Minas Gerais

Minas Gerais é o estado mais montanhoso do Brasil com um território dominado por planaltos escarpados. A altitude média varia entre os 100 e os 1500 metros. As altitudes mais baixas encontram-se nas várzeas dos rios do sudeste, leste e norte.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

favela do Vidigal

Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal
A região é a segunda da cidade com menos homicídios e com menos roubos. Essa região concentra alguns dos edifícios mais caros e sofisticados do Rio de Janeiro e engloba também a favela do Vidigal, uma das mais conhecidas da cidade.

Localizado no Alto Vidigal, o Mirante do Arvrão é um lugar destinado a apreciar uma das vistas mais bonitas da comunidade! No ponto alto do morro, você consegue ver toda a beleza da cidade maravilhosa, com destaque para o por do sol e para a visão noturna do Rio de Janeiro com as luzes da cidade todas acessas.

7 favelas para visitar no Rio de Janeiro

  • 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. Localizadas na inclinação do Morro da Babilônia, pertencem a uma Área de Proteção Ambiental (dos Morros da Babilônia e São João). ...
  • 2 – Morro dos Prazeres. ...
  • 3 – Santa Marta. ...
  • 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  • 5 – Vidigal.

Pico das Agulhas Negras:
O pico das Agulhas Negras é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, com 2791,55 metros de altitude. É o quinto ponto mais alto do país segundo dados do IBGE de dezembro de 2004 (IBGE, 2011).

Após o preenchimento você será direcionado para a página de pagamento e deverá pagar um valor de reserva de R$ 150 por pessoa. A reserva deverá ser paga através de cartão de crédito(PayPal) ou depositada em conta(somente pessoas que possuam conta no Brasil).

Considerada a trilha mais linda do Brasil e da América do Sul, o trekking no Vale do Pati percorre uma área do exuberante Parque Nacional da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, passando por muitas de suas mais incríveis paisagens, que incluem vales, montanhas, cachoeiras e piscinas naturais, vegetação de mata ...