Qual e a sua fórmula molecular?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A fórmula molecular é aquela que mostra quais são os elementos que formam determinada substância e o número exato de átomos de cada elemento que está presente em uma molécula dessa substância.

Fórmulas de química e fórmulas de cálculo
Esse cálculo é feito pela divisão da massa atômica pelo total da massa da molécula, e o resultado é multiplicado por 100. Exemplo: - Molécula de glicose (C6H12O6) que tem massa atômica de 180u.

O sistema de Hill (ou notação de Hill) é um sistema de escrita de fórmulas químicas no qual a quantidade de carbono é indicada primeiro, seguida pela quantidade de hidrogênio, e então a quantidade dos demais elementos químicos sequencialmente em ordem alfabética dos símbolos químicos.

Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.

Além disso, o único que apresenta a fórmula molecular igual à fórmula empírica é o formaldeído.

Isômeros são substâncias químicas diferentes que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, mas que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, a mesma quantidade de átomos de cada elemento químico.

As fórmulas estruturais também são usadas como ferramenta no ensino da química. A fórmula estrutural é a representação de uma molécula de forma mais detalhada do que a fórmula molecular, a qual indica apenas a composição química da substância.

Fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.

As principais fórmulas químicas que representam os elementos e o número de átomos das ligações que compõem as moléculas são: molecular, eletrônica e estrutural. As fórmulas químicas foram criadas para facilitar a representação da composição das substâncias.

Uma fórmula química consiste numa representação gráfica de uma espécie química por meio de símbolos dos elementos, algarismos que indicam o número de vezes que cada elemento se repete, traços que indicam as ligações e outros sinais auxiliares que ampliam a informação ou abreviam a escrita.

As fórmulas empíricas mostram a mais simples proporção de números inteiros em um composto, fórmulas moleculares mostram a quantidade de cada tipo de átomo em uma molécula, e fórmulas estruturais mostram como os átomos de uma molécula estão ligados um ao outro.

Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância.

NaCl

O metanol, também chamado de álcool metílico, possui fórmula molecular CH4O e fórmula estrutural igual a CH3 – OH, ou: O metanol trata-se de um composto orgânico formado pelo grupo orgânico álcool. É polar e sua massa molar é igual a 32 g/mol.

Eletrônica. A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.

A diferença é que na fórmula molecular indica-se apenas a quantidade de átomos de cada elemento e a fórmula estrutural plana indica como ocorrem as ligações químicas entre os elementos. Por definição, uma fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula.

A fórmula mínima ou empírica mostra os menores números inteiros dos átomos dos elementos que compõem uma substância. Por exemplo, a fórmula molecular do ácido lático é C3H9O3. Veja que a proporção entre os átomos dos elementos que compõem essa substância é de 3 : 9 : 3.

Fórmula estrutural plana ou de Couper é aquela que indica que tipo de ligação os átomos estão fazendo entre si. Essas ligações podem ser a simples, a dupla, a tripla e a dativa. Nesse modelo gráfico, as ligações são representadas por traço (-), que indica os pares eletrônicos e a ligação.

Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.