Qual e a temperatura do cérebro?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Uma nova pesquisa mostra que a temperatura média desse órgão, quando saudável, é de 38,5°C, com regiões cerebrais mais profundas muitas vezes passando dos 40°C.

temperatura humana normal está próxima aos 36,5°C. A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação - pode provocar convulsões.

Isso ocorre quando o frio causa um estresse suficiente para que nosso sistema nervoso responda. Mãos, pés, nariz e orelhas são os primeiros afetados pelo clima gelado. Mesmo cobertas, são as extremidades que ficam mais expostas às baixas temperaturas.

A ideia de que usarmos 100% do cérebro nos tornaria pessoas mais inteligentes, bem-sucedidas e criativas é sedutora. Mas a verdade é que utilizamos os 100% da capacidade cerebral e a informação de que utilizamos apenas 10% é errada. Todas as funções do nosso organismo obedecem aos comandos cerebrais.

Usamos 100% do nosso cérebro
Utilizamos todo o nosso cérebro o tempo inteiro, para fazer das tarefas simples às mais complexas. Até mesmo quando estamos dormindo.

Contudo, a combinação entre os neurônios faz com que eles ajudem uns aos outros, aumentando exponencialmente a capacidade da nossa memória. De acordo com o professor, se fossemos comparar com um computador, nossa capacidade seria de algo em torno de 2,5 petabytes (ou 1 milhão de gigabytes).

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

Em seu livro "A vida no limite — a ciência da sobrevivência", a escritora francesa Frances M. Ashcroft afirma que em um local sem ventos, uma pessoa adequadamente vestida consegue sobreviver a uma temperatura de até -29ºC.

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

É uma reação de proteção do organismo, que tende a buscar equilíbrio com o clima externo. Então, de acordo com a ciência, podemos afirmar que não, o frio não é psicológico (SOUZA, 2013).

De acordo com Luciano Lourenço, clínico geral e coordenador da emergência do Hospital Santa Lúcia, a mensagem é falsa. “Todas as partes do corpo perdem igualmente calor”, justifica.

Para isso, ocorre a vasodilatação, ou dilatação dos vasos sanguíneos, que acaba por facilitar uma rápida perda de calor do nariz para o ambiente, deixando sua superfície mais fria do que o restante do corpo, acrescenta Maria Theresa Ramos, médica otorrino do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (Universidade Federal ...

Esqueça sinais de resfriado ou gripe. Se o seu nariz está gelado, provavelmente você precisa se acalmar. Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que o estresse deixa o nariz e a face frios.

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente.