Qual é a vegetação típica do cerrado?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A vegetação do Cerrado é caracterizada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.627 espécies de plantas nativas, sendo, aproximadamente, 4.400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma).

As formações campestres do Cerrado são: Campo Sujo, Campo Rupestre e Campo Limpo. No Campo Limpo a presença de arbustos e subarbustos é insignificante, cobrindo menos de 10% do terreno. Já no Campo Sujo, há presença evidente de arbustos e subarbustos em meio ao estrato herbáceo.

Entre as espécies arbóreas mais populares encontradas no Cerrado podemos citar a árvore símbolo do Brasil, o Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha – Bignoniaceae), a peroba (Aspidosperma sp – Apocynaceae), o jatobá (Hymenaea stigonocarpa – Fabaceae), a embaúba (Cecropia pachystachya – Cecropiaceae) e o jenipapo (Genipa ...

O clima dominante na região é o tropical-quente-subúmido, caracterizado por forte estacionalidade das chuvas. Há duas estações bem definidas: uma estação seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril). A precipitação média anual é de 1500 ± 500 mm.

A flora do Cerrado é bastante diversificada, apresentando plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.

É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos. Já o norte de Mato Grosso é caracterizado pela Floresta Amazônica.

Vegetação da região Centro-Oeste
Grande parte da região Centro-Oeste é composta pela vegetação de Cerrado, a segunda formação vegetal da América do Sul. O Cerrado apresenta extensas áreas de matas, com árvores predominantemente de pequeno porte, com até três metros de altura.

Como o clima da região Centro-Oeste estimula muitas precipitações, a vegetação mais abundante é de Cerrado – conhecido pela paisagem diversificada, com trechos formados por savanas, florestas e campos. Mas na zona que abrange o Pantanal, a cobertura vegetal é de acordo com as inundações.

Características do cerrado

  • Inverno seco e frio;
  • Verão quente e úmido;
  • Vegetação rasteira e baixa;
  • Um dos maiores biomas do Brasil;
  • Clima quente e com pouco vento;
  • Temperatura média varia entre 20 e 27ºC;
  • Um dos maiores biomas da América do Sul; e.
  • Ocupa mais de 20% do território nacional.

Olhando o Cerrado como um todo, são mais de 220 espécies conhecidas para uso medicinal e alimentício². Dentre elas destacam-se: pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, araticum, babaçu, bacuri, cajuzinho-do-Cerrado, coquinho-azedo, gueroba, murici, jatobá, mangaba e baru.

pequizeiro

“O pequi está enraizado na cultura do Norte de Minas, onde existem lendas, crenças e superstições ligadas ao fruto.” Arvore-símbolo do cerrado, o pequizeiro tem imponente e frondosa copa, folhas grandes e pode crescer a 12 metros.

O governador Marconi Perillo (PSDB) sancionou o Projeto de Lei nº 1519/16, da deputada Adriana Accorsi (PT), que declara o pequizeiro árvore símbolo do Cerrado no Estado de Goiás.

Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo- ...

O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções ...

Fauna é o nome que se dá à diversidade de animais de uma determinada região. Flora é a diversidade de plantas de uma região. A flora é indispensável para a manutenção da vida na Terra, pois ela é a responsável pelo processo fotossintético.

A hipótese levantada pelos autores do trabalho é que a origem desse bioma coincidiu com o avanço de gramíneas sobre a região, causado por mudanças climáticas ocorridas dez milhões de anos atrás e responsáveis também pela expansão da savana em outros lugares do mundo.

Além dele há o Planalto Meridional (Mato Grosso do Sul e Goiás) e a Planície do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

  • Vegetação do cerrado. A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado. ...
  • Vegetação amazônica. ...
  • Vegetação pantaneira.

O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.

O Cerrado tem mais de 330 mil espécies de plantas e animais. Sua flora é caracterizada por vegetação com árvores baixas e medianas, retorcidas e de casca grossa.

- Folhas densamente pilosas: A presença de tricomas está relacionada com a diminuição da transpiração, ajudando, assim, a planta a diminuir a perda excessiva de água. Além dessa função, os tricomas ajudam na proteção contra a herbivoria tanto química (tricomas glandulares) quanto mecânica (tricomas tectores).