Qual é a velocidade de um raio?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Nesse processo, formam-se pequenas descargas elétricas no interior da nuvem entre suas regiões negativas e positivas. Em seguida, uma descarga elétrica geralmente não visível, chamada líder escalonado, deixa a nuvem em direção ao solo – sua velocidade pode chegar a até 400.000 km/h!

Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

A explicação é bem simples.
O que ocorre é que a luz se propaga em uma velocidade muito maior do que o som. Enquanto a luz se propaga em uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo (quase 300.000 Km/s) no vácuo, o som se propaga no ar a uma velocidade de aproximadamente 340 m/s.

Uma equipe científica internacional anunciou que conseguiu, pela primeira vez, usar um laser para redirecionar raios, em uma montanha suíça. Os raios atmosféricos atingem o solo terrestre entre 40 e 120 vezes por segundo.

O estudo que definiu o lago de Maracaibo como líder mundial de descargas elétricas na atmosfera – nessa região ocorre, a cada ano, uma média de 232 raios por km² – usou dados coletados de 1998 a 2013 pelo satélite Tropical Rainfall Measuring Mission, da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

É possível viajar mais rápido que a velocidade da luz? Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água.

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

A freqüência dessas ondas depende do meio de propagação (ar ou solo). Geralmente as frequências costumam ser maiores (ou seja, a vibração é mais rápida) quando as ondas são propagadas no solo. É por isso que sentimos um pequeno tremor no chão quando ouvimos o som de um trovão.

Velocidade da luz em m/s e em km/s

UnidadeVelocidade da luz
Metros por segundo299.792.458 m/s
Quilômetros por segundo299.792,4 km/s
Quilômetros por hora1.079.252.848,8 km/h

No contexto deste artigo, FTL se refere a transmitir informação ou matéria a uma velocidade mais elevada do que "c", uma constante igual à velocidade da luz "no vácuo", 299.792.458 metros por segundo.

Se viajássemos em uma velocidade perto da velocidade da luz, experimentaríamos uma desaceleração, ou seja, o tempo se moveria mais devagar para nós do que para as outras pessoas. Se você realmente chegasse à velocidade da luz, o tempo pararia completamente.

Afinal, tal evento pode gerar temperaturas em torno de 50 mil graus Celsius, tão quente quanto a superfície do Sol.

As pessoas propriamente ditas não atraem raios (nem mesmo as quem tem marca-passo, pino ou outras estruturas metálicas), O que ocasiona a atração são as condições a que a pessoa se expõe.

Uma pessoa que se encontra no mar ou no rio a bordo de um barco não correrá tanto risco, pois não se encontra em contato com a água, por onde passará a corrente elétrica do raio. Ao atingir o chão, por exemplo, um raio tem sua corrente elétrica difundida pelo solo.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Isso é falso pois o que determina a probabilidade de um raio cair em determinada construção é a sua altura e não o material de que ela é feita. Quanto maior a altura, maior a probabilidade de a estrutura ser atingida por um raio.